Live do Inep sobre o Censo Escolar responderá dúvidas sobre a pesquisa

Por Inep

12.07.2022
Live do Inep sobre o Censo Escolar responderá dúvidas sobre a pesquisa

Evento ocorrerá na próxima quinta-feira (14), a partir das 15h, no canal do Inep no YouTube. Coleta de dados do Censo Escolar 2022 termina em 1º/8

Na próxima quinta-feira, 14 de julho, será realizada mais uma live da primeira etapa do Censo Escolar 2022. O evento ocorrerá a partir das 15h (horário de Brasília), com o objetivo de responder às perguntas enviadas previamente à equipe da pesquisa estatística, por meio de formulário on-line. A coleta de dados da etapa Matrícula Inicial termina no dia 1º de agosto. Os usuários, responsáveis pela declaração das informações, devem preencher os formulários de modo on-line, no Sistema Educacenso, ou realizar a migração dos dados.

A coleta de dados da primeira etapa do Censo Escolar começou no dia 25 de maio — data de referência da pesquisa estatística, em cumprimento à Portaria MEC n.º 264, de 26 de março de 2007.

O Censo Escolar é dividido em duas etapas. Na primeira, são coletadas informações sobre os estabelecimentos de ensino, turmas, alunos, gestores e profissionais escolares em sala de aula. Na segunda etapa da pesquisa, o Instituto levantará informações relativas ao “rendimento” dos estudantes — quantidade de aprovados ou reprovados — e ao “movimento” — quantos foram transferidos, deixaram de frequentar a escola ou faleceram —, ao término do ano letivo de 2022. A coleta de dados da Situação do Aluno ocorrerá no período de 1º de fevereiro a 17 de março de 2023.

Censo Escolar – O Censo Escolar é uma pesquisa estatística da educação básica, realizada em regime de colaboração entre as secretarias estaduais e municipais de Educação, com a participação de todas as escolas públicas e privadas do País. O levantamento abrange as diferentes etapas e modalidades da educação básica: ensino regular, educação especial, educação de jovens e adultos (EJA) e educação profissional.

Veja a live

Acesse o Sistema Educacenso