Importação da planilha de não localizados 2020/2021 poderá ser feita a partir de maio

Por Busca Ativa Escolar

01.02.2022

Atenção Coordenadores(as) Operacionais e Supervisores(as) Institucionais:  o sistema Educacenso estará aberto para baixar a planilha de estudantes não localizados 2020/2021 do Censo Escolar/Inep a partir de maio. As equipes dos municípios poderão fazer a importação da planilha para a plataforma Busca Ativa Escolar a partir do mesmo mês.

Os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) nesta segunda-feira, 31 de janeiro,  fazem parte da primeira etapa do Censo Escolar 2021, que abrange as diferentes etapas e modalidades da educação básica: ensino regular, educação especial, educação de jovens e adultos (EJA) e educação profissional.

Ou seja, os dados são DIFERENTES da planilha de alunos não localizados e NÃO podem ser importados para a plataforma Busca Ativa Escolar. Entretanto,  as informações coletadas servem de base para o repasse de recursos do Governo Federal e para o planejamento e a divulgação de dados das avaliações realizadas pelo Inep. O censo também é uma ferramenta fundamental para que os atores educacionais possam compreender a situação educacional do Brasil, das unidades federativas e dos municípios, bem como das escolas, permitindo acompanhar a efetividade das políticas públicas.

Saiba mais sobre os dados da 1ª etapa do Censo Escolar 2021

Veja as orientações sobre a importação da planilha de não localizados neste guia e neste vídeo.