Fora da Escola Não Pode! Mutirão de matrículas de crianças e adolescentes no ensino formal é realizado nos abrigos da Operação Acolhida

Por UNICEF

20.01.2023

O mutirão é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), com o apoio do A volta às aulas, marcada para 1º de fevereiro, é um momento essencial para a garantia dos direitos e para a construção de um futuro digno para crianças e adolescentes no Brasil, incluindo refugiados e migrantes. Para assegurar que nenhuma criança fique fora da escola, a campanha acompanhará as famílias na identificação, no registro e no seguimento dos que estão fora da escola ou alunos e alunas com risco de evasão.

A campanha integra a estratégia da Busca Ativa Escolar (BAE), desenvolvida pelo UNICEF com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), que beneficia tanto brasileiros quanto refugiados e migrantes. Em Roraima, a campanha nos abrigos é implementada pelo Instituto Pirilampos e conta com o apoio da Acnur, da OIM, do Subcomitê Federal de Acolhimento e Interiorização e da Força-Tarefa Logística Humanitária da Operação Acolhida.

Na abertura, representantes do UNICEF e do Instituto Pirilampos estarão presentes para explicar como funciona a Busca Ativa Escolar, uma metodologia e ferramenta tecnológica disponibilizada para estados e municípios no intuito de combater a evasão escolar e resgatar crianças e adolescentes que, por algum motivo, estejam fora da escola. O apoio ao processo de matrículas escolares em Boa Vista é uma das ações previstas para o calendário da BAE em Roraima.

Sobre o UNICEF

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do planeta, para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo. Em mais de 190 países e territórios, o UNICEF trabalha para cada criança, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos.

Fonte: UNICEF