FNDE abre ferramenta de reserva técnica para solicitação de livros didáticos, confira as datas

Por Undime

13.05.2021

Os pedidos devem ser feitos pelas escolas e secretarias de educação, por meio do sistema PDDE Interativo/Simec

A ferramenta de reserva técnica para a solicitação de livros didáticos foi disponibilizada nesta quarta-feira (12) pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). A realização dos pedidos deve ser feita pelas escolas e secretarias de educação, por meio do sistema PDDE Interativo/Simec.

A reserva técnica favorece, neste primeiro momento, às demandas de remanejamento não analisadas ou recusadas. O prosseguimento de atendimento será por meio de remanejamento, distribuição regular de livros e, em último caso, de solicitação de reserva técnica. Ou seja, as demandas listadas no remanejamento e não atendidas serão automaticamente deslocadas para a ferramenta de reserva técnica.

É primordial que as escolas tenham solicitado livros que estejam em falta no sistema de remanejamento. As secretarias de educação serão as responsáveis por verificar a possibilidade de atendimento dos pedidos de reserva técnica das escolas.

A reserva equivale a 3% da quantidade total de exemplares de livros obtidos para cada rede de ensino, e tem o intuito de ajustar a quantidade de exemplares ao número de estudantes matriculados nas escolas.

Confira o cronograma das etapas da reserva técnica de 2021

Nos dias 12 e 13 de maio (quarta e quinta-feira) o sistema estará aberto para as secretarias de educação validarem as demandas de livros das escolas não atendidas no remanejamento. Demandas migradas e não validadas não serão atendidas.

Do dia 14 a 20 de maio o sistema estará aberto para as escolas demandarem livros na reserva técnica, sendo a primeira oferta baseada no limite a que cada rede tem direito e a segunda oferta, na ferramenta Doação, de todos os livros remanescentes.

Do dia 14 a 21 de maio o sistema estará aberto para que as secretarias de educação validem as demandas das escolas e registrem suas próprias demandas de livros, observando o limite de até 3% que cada rede tem direito.

Para mais informações sobre a reserva técnica, basta acessar o link a seguir: https://www.gov.br/fnde/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/programas/programas-do-livro/pnld/reserva-tecnica

Fonte: Undime (com informações do Ministério da Educação)
Foto: Freepik