Estratégia de busca ativa em Colônia Leopoldina (AL)

Por Conviva Educação

07.10.2022
Estratégia de busca ativa em Colônia Leopoldina (AL)

A equipe da Busca Ativa Escolar do município de Colônia Leopoldina (AL) realizou um Plantão Pedagógico no Ginásio Poliesportivo Leopoldinense, com o objetivo de fazer um momento de aproximação da escola com pais ou responsáveis. O evento reuniu professores, coordenadores e diretores, para discutir diversos itens relacionados ao ensino, tais como: comportamento do aluno, rendimento escolar, entrega de boletins, frequência e tarefas escolares.

Em nosso município, a equipe da Busca Ativa Escolar é composta pela Secretaria de Educação e Saúde. Sempre que sentimos dificuldades para encontrar crianças e adolescentes, buscamos o apoio dos Agentes Comunitários de saúde, por conhecerem mais de perto os moradores de cada localidade e, de certa forma, manterem um grau de maior proximidade com essas comunidades.

Além disso, trabalhamos para engajar a Secretaria de Assistência Social, associação de moradores e comunidades religiosas, pois entendemos que todos têm um papel fundamental no apoio para mantermos nossas crianças e jovens nas escolas. Entendemos que a educação vai além da transmissão de conhecimento teórico das disciplinas curriculares, pois contribui para a formação cidadã dos estudantes e promove a transformação do meio social para o bem comum.

Contamos ainda com a participação do Instituto Espírita Luz do Caminho e de pequenos comerciantes locais, que colaboram na questão de divulgação dos eventos por meio de cartazes das ações desenvolvidas. Estamos diariamente juntando esforços para que todos possam ter sua contribuição na educação dos cidadãos da nossa cidade.

Para mobilizar a sociedade, são realizadas ações da equipe na rua diariamente. Nossas agentes sempre estão identificadas por meio de camisetas, são respeitadas por onde passam, e os moradores as abordam para tratar de assuntos escolares e tirar dúvidas. Quando o município vai realizar algum evento, colocamos o anúncio em carros de som, percorrendo todas as ruas da cidade. Notamos que as pessoas atendem nossos chamado e respeitam o trabalho da equipe.

A identificação de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou que correm risco de abandoná-la é feita por meio da frequência escolar. Nossas agentes diariamente visitam as escolas verificando a lista de presença, e aqueles que deixarem de comparecer às aulas por três dias seguidos sem justificativas já recebem visita domiciliar da equipe, para sabermos o motivo da ausência na escola.

Os professores também já estão cientes de passar para a equipe da Busca Ativa Escolar os problemas relacionados com faltas, desistência e evasão. Estamos sempre em alerta para irmos em campo quando necessário, para trazer de volta esses alunos, e mantê-los no ambiente escolar.

Utilizamos a plataforma da estratégia pois nos oferece suporte em diversas áreas de informação. Por meio dela, é possível obtermos dados concretos que irão nos dar suporte no planejamento, desenvolvimento e implementação de políticas públicas nos nossos municípios.

Como resultados percebemos um maior número de crianças e adolescentes de volta à escola. Durante a pandemia, a estratégia Busca Ativa Escolar teve um papel fundamental fazendo ponte entre escola e alunos, e aqueles que não dispunham de tecnologias para fazer suas tarefas em casa recebiam atividades impressas ou eram convidados para ir até as escolas para buscar as tarefas.

Os maiores desafios entretanto, são incluir nas escolas aqueles alunos com deficiências ou mobilidade reduzida. A coordenadora da estratégia, em parceria com a Associação dos Deficientes físicos de Alagoas (ADEFAL), conseguiu duas cadeiras de rodas para nossos alunos, facilitando o trajeto de suas residências até a unidade escolar.

Texto publicado por Lindiana Silva Rocha na plataforma Conviva Educação.