Conviva realiza videoconferência sobre acesso e organização da demanda por creche

Por Undime

12.04.2022
Conviva realiza videoconferência sobre acesso e organização da demanda por creche

Na ocasião, será lançado o documento "Atendimento à demanda e qualidade na creche: a construção de caminhos nos municípios"

Na próxima quarta-feira, 13 de abril, às 16h (horário de Brasília), o Conviva Educação realizará videoconferência com o tema acesso e organização da demanda por creche.

Na ocasião, será lançado o documento Atendimento à demanda e qualidade na creche: a construção de caminhos nos municípios, parceria da Undime com a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal. A publicação baseia-se num estudo realizado pelas pesquisadoras Rhaisa Pael, Ordália Almeida e Ana Paula Melim, a partir da experiência de erros e acertos em cinco localidades: Campo Grande (MS), Caucaia (CE), Florianópolis (SC), Palmas (TO) e Santos (SP). O objetivo é mostrar de que maneira os municípios podem organizar a demanda por creche a fim de garantir à faixa etária de 0 a 3 anos o direito constitucional à educação infantil e apresentar importantes subsídios à gestão da educação pública municipal, contribuindo para o cumprimento das metas e estratégias do Plano Nacional de Educação (PNE) e dos planos municipais.

O evento também vai abordar o documento INC – Índice de Necessidade de Creche 2018-2020, lançado em março pela Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal. Baseada em uma metodologia que identifica e dimensiona a demanda de acesso à creche, a publicação permite estimar a quantidade de vagas necessárias em cada cidade do país, tendo em vista a priorização de grupos que mais precisam de atendimento: famílias em situação de pobreza, famílias monoparentais e famílias em que o cuidador principal é economicamente ativo ou poderia ser, caso existisse a vaga.

O debate vai contar com a participação de Maria Regina Passos, professora e assessora educacional do Grupo de Trabalho de Educação Infantil e de Alfabetização da Undime; Beatriz Abuchaim, gerente de Relações Institucionais e Governamentais da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal; Rhaisa Pael, pesquisadora colaboradora assistente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília; e Marcos Wink, professor do departamento de Ciências Econômicas da Universidade do Estado de Santa Catarina.

A videoconferência é aberta ao público e será transmitida pelo canal da plataforma no Youtube. Para acompanhar, acesse: https://convivaeducacao.org.br/videoconferencia 

Acesse o material INC – Índice de Necessidade de Creche 2018-2020.

Fonte: Undime