Confira os detalhes da programação do 18º Fórum Nacional da Undime

Por Undime

08.09.2021
Confira os detalhes da programação do 18º Fórum Nacional da Undime

                                                                                     Inscrições estão abertas para participação online


De 15 a 17 de setembro, a Undime realiza o 18º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação com o tema “35 anos da Undime como protagonista na construção de políticas públicas educacionais”.

A proposta é pautar e debater temas educacionais prioritários para dirigentes municipais de educação e equipes técnicas das secretarias. Por isso, a programação conta com palestras e mesas-redondas que vão abordar o novo Fundeb, implementação dos novos currículos, cumprimento das metas e estratégias dos planos decenais de educação, processo de ensino-aprendizagem durante a pandemia, os desafios e as demandas para o Dirigente Municipal de Educação (DME), entre outros.

A abertura oficial do evento está marcada para às 18h, do dia 15 de setembro, e vai contar com a participação de representantes da Undime, Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Frente Parlamentar Mista da Educação e Conselho Nacional de Educação.

Logo após, será realizado o lançamento da identidade visual da Undime em comemoração aos 35 anos da instituição e 100 anos de Paulo Freire, e na sequência será realizada a conferência magna "Cem anos de Paulo Freire: o caráter político da educação". A mesa vai contar com a participação do diretor fundador do Instituto Paulo Freire, José Eustáquio Romão.

O primeiro dia de evento se encerra com a apresentação do balanço da gestão 2019-2021, com participação da secretária de finanças da Undime, Maria Elza Silva, Dirigente Municipal de Educação de Bonito/PE, junto aos membros do conselho fiscal da instituição. Ainda no primeiro dia de evento será realizada a plenária de alterações estatutárias.

No dia 16 de setembro, as atividades começam às 7h com o processo eleitoral que irá escolher os novos representantes nacionais da Undime para a gestão 2021-2023. Esse momento é restrito aos delegados e membros do Conselho Nacional de Representantes da Undime.

Às 9h, o secretário de Educação Básica do Ministério da Educação, Mauro Rabelo; Alice Ribeiro, diretora de Articulação do Movimento pela Base; Marcelo Ferreira da Costa, vice-presidente da Undime e Dirigente Municipal de Educação de Senador Canedo/GO; e um representante do Consed falam sobre a implementação dos novos currículos.

Às 11h30 o assunto da mesa é "Implementação e cumprimento das metas e estratégias dos planos decenais de educação". O Secretário de Educação Básica do MEC, Mauro Rabelo, volta ao debate que também terá a participação da presidente do Conselho Nacional de Educação Maria Helena Guimarães; da presidente do Conselho Estadual de Educação do Rio Grande do Sul, Marcia Adriana de Carvalho, representando o Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais e Distrital de Educação (Foncede); e Manoel Humberto Gonzaga, presidente da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme).

À tarde, a programação prevê, às 14h30, um debate sobre as contribuições para a formação do Dirigente Municipal de Educação com a participação dos parceiros institucionais da Undime: Fundação Itaú Social, Fundação Lemann, Fundação Telefônica Vivo, Instituto Alana, Instituto Natura, Sebrae, UNESCO e UNICEF.

Às 17h, será realizada a mesa que vai pautar o novo Fundeb e o desafio de um financiamento adequado para a educação básica pública com a participação de Andressa Pellanda, coordenadora executiva da Campanha Nacional pelo Direito à Educação; Nalú Farenzena, presidente da Associação Nacional de Pesquisadores em Financiamento da Educação (Fineduca); Lucas Hoogerbrugge, líder de relações governamentais do Todos Pela Educação; e Leomir Ferreira Araújo, coordenador de operacionalização do Fundeb do FNDE.

Para fechar o dia, será realizada a mesa-redonda "O processo de ensino-aprendizagem durante a pandemia" com a participação de Katia Smole, diretora do Instituto Reúna; Edna Borges, gestora e formadora de projetos socioeducacionais; Maria Inês Fini; e Beatriz Abuchain, gerente de relações institucionais e governamentais da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal.

No dia 17 de setembro, a programação tem início às 9h com a apresentação das ondas de pesquisa, realizadas pela Undime com apoio do Itaú Social e do UNICEF, sobre a oferta de ensino durante a pandemia. Às 9h30, começa a apresentação dos resultados da pesquisa Perfil dos Dirigentes Municipais de Educação com a participação de Manuel Palacios, do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF).

Às 10h será o lançamento do livro da Undime em parceria com a Fundação Santillana, e a última mesa, às 10h30, vai contar com a participação de Miguel Arroyo que vai falar sobre os desafios e as demandas para o Dirigente Municipal de Educação no contexto atual para a garantia do direito à educação com acesso, aprendizagem e permanência.

Às 11h30, está prevista a aprovação da Carta do 18º Fórum Nacional e a posse da diretoria executiva para o biênio 2021-2023.

Espaços de exposição

Para o público que vai participar presencialmente do evento, isto é, Dirigentes Municipais de Educação que compõem o colégio eleitoral da instituição: membros titulares (ou no exercício da titularidade) do Conselho Nacional de Representantes (CNR) e delegados titulares (ou no exercício da titularidade) haverá um espaço de exposição das instituições parceiras e de empresas expositoras. Esse espaço funcionará todos os dias ao longo do evento. Para consultar os horários exatos em que estarão disponíveis para visitação, basta acessar a programação do 18º Fórum Nacional aqui.

18º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação
Data: 15 a 17 de setembro de 2021

Fonte: Undime