Coleta de dados da segunda etapa do censo vai até quinta (17)

Por Inep

16.03.2022
Coleta de dados da segunda etapa do censo vai até quinta (17)

Gestores das escolas e redes de ensino devem declarar informações da Situação do Aluno no Sistema Educacenso. Resultado final será divulgado em 19/5

A coleta de dados da segunda etapa do Censo Escolar da Educação Básica 2021 — Situação do Aluno —, termina nesta quinta-feira, 17 de março. Os gestores das escolas e das redes de ensino devem declarar as informações referentes ao rendimento e ao movimento escolar dos estudantes declarados na primeira fase da pesquisa estatística no Sistema Educacenso.

Na Situação do Aluno, são declarados dados como quantidade de aprovados ou reprovados, quantos estudantes da educação básica foram transferidos, deixaram de frequentar a escola ou faleceram ao término do ano letivo de 2021.

Pesquisa sobre a covid-19 – A pesquisa “Resposta educacional à pandemia de covid-19 no Brasil” ficará disponível no Sistema Educacenso até 18 de abril. O questionário coleta informações a respeito dos impactos da pandemia nas escolas e redes de ensino durante o ano letivo de 2021. Também identifica as ações adotadas pelas escolas brasileiras referentes à necessidade de aplicar medidas de enfrentamento à disseminação da covid-19, bem como levanta informações relevantes sobre o calendário escolar e as estratégias adotadas em todo o Brasil.

Próximas datas – No dia 4 de abril, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgará o resultado preliminar da segunda etapa da pesquisa estatística. A partir da mesma data, ocorrerá o período de retificação dos dados no Sistema Educacenso, que termina no dia 18 do mesmo mês. O resultado final da Situação do Aluno será divulgado no dia 19 de maio.

Censo Escolar – O Censo Escolar é a principal pesquisa estatística da educação básica. Sua realização é coordenada pelo Inep, em regime de colaboração com as secretarias estaduais e municipais de Educação e com a participação de todas as escolas públicas e privadas do País. O levantamento abrange as diferentes etapas e modalidades da educação básica: ensino regular, educação especial, educação de jovens e adultos (EJA) e educação profissional.

As matrículas e os dados escolares coletados servem de base para o repasse de recursos do Governo Federal e para o planejamento e a divulgação de dados das avaliações realizadas pelo Inep. O censo também é uma ferramenta fundamental para que os atores educacionais possam compreender a situação educacional do Brasil, das unidades federativas e dos municípios, bem como das escolas, permitindo acompanhar a efetividade das políticas públicas.

Essa compreensão é proporcionada por meio de um conjunto amplo de indicadores que possibilitam monitorar o desenvolvimento da educação brasileira, como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (ldeb), as taxas de rendimento e de fluxo escolar, a distorção idade-série, entre outros. Todos são calculados com base nos dados do Censo Escolar e parte deles servem de referência para as metas do Plano Nacional da Educação (PNE).

Confira as orientações para a etapa Situação do Aluno

Acesse os resultados da 1ª etapa do Censo Escolar 2021