Coleta da 1ª etapa do Censo Escolar termina no dia 1º de agosto

Por Inep

07.07.2022
Coleta da 1ª etapa do Censo Escolar termina no dia 1º de agosto

Responsáveis devem declarar os dados por meio do Sistema Educacenso, que apresenta novidades para atender às reformas educacionais recentes

A coleta da primeira etapa do Censo Escolar 2022 termina no dia 1º de agosto. Os usuários, responsáveis pela declaração das informações, devem preencher os formulários de modo on-line, no Sistema Educacenso, ou realizar a migração dos dados. O sistema apresenta novidades em relação à última edição da pesquisa. As alterações visam a atender as reformas educacionais recentes, como a implementação do Novo Ensino Médio e do novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Na primeira etapa da pesquisa, são apurados dados sobre os estabelecimentos de ensino, turmas, alunos, gestores e profissionais escolares em sala de aula. A última quarta-feira do mês de maio, instituída como o Dia Nacional do Censo Escolar da Educação Básica, é a data de referência para a declaração das informações no sistema.

Após a conclusão dessa etapa, tem início a coleta da segunda etapa do Censo Escolar com a apuração das informações relativas ao “movimento” — quantos alunos foram transferidos, deixaram de frequentar a escola ou faleceram — e ao “rendimento” dos estudantes — quantidade de aprovados ou reprovados —, ao término do ano letivo. A divulgação dos dados finais da primeira etapa no Diário Oficial da União está prevista para a segunda quinzena de dezembro.

Acesse o Sistema Educacenso

Saiba mais sobre o Censo Escolar