Busca ativa: parceria entre Selo Unicef e Semed dá resultados positivos contra a evasão escolar em Oriximiná

Por G1 Santarém e Região - PA

16.01.2024
Busca ativa: parceria entre Selo Unicef e Semed dá resultados positivos contra a evasão escolar em Oriximiná

A partir do monitoramento de crianças e adolescentes que estavam fora da escola, o município conseguiu recuperar mais de 800 matrículas

A Prefeitura de Oriximiná, oeste do Pará, celebra os resultados alcançados pelo programa Busca Ativa Escolar, uma iniciativa do Selo Unicef em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), a partir do monitoramento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão escolar, promovendo estratégias eficazes para garantir o acesso à educação para todos.

Iniciado com a identificação de 815 crianças e estudantes fora da rede educacional em Oriximiná, a primeira medição, originalmente planejada para março de 2023, tinha como meta a rematrícula de 462 estudantes. Surpreendentemente, essa meta foi atingida um mês antes, mostrando a eficácia das ações implementadas pela equipe.

A segunda medição, prevista para julho de 2024, visava contemplar 353 rematrículas. No entanto, a equipe alcançou essa meta neste mês de janeiro, totalizando impressionantes 815 rematrículas. Esses resultados expressivos refletem o comprometimento da equipe envolvida no processo de busca ativa, para promoção do acesso à educação de qualidade para todas as crianças e adolescentes do município.

Erika Samara, responsável pelo Busca Ativa na Secretaria Municipal de Educação, destacou a abordagem intersetorial do programa. “Atribuímos a conquista dessa primeira meta ao trabalho realizado de forma intersetorial, como orienta o Selo Unicef. É extremamente gratificante promover e acompanhar o retorno da criança e/ou adolescente à escola, assegurando assim o direito à educação de qualidade. Fora da escola não pode”, ressaltou.

Maria Iranilde Duarte, coordenadora operacional do Programa, ressaltou o próximo passo da equipe. “Agora vamos acompanhar os alunos que entraram nessa fase por meio de observações ao longo do ano, para termos a certeza de que, depois que retornaram à escola, permanecem efetivamente”, pontuou.

Por sua, vez, a gestão municipal reafirma seu compromisso em oferecer oportunidades educacionais para todos, construindo um futuro mais promissor para a comunidade local.

“É uma honra testemunhar o impacto positivo que a união de esforços pode ter na vida de nossas crianças e adolescentes. Trabalhamos incansavelmente para desenvolver estratégias que não apenas (re)matriculassem esses jovens, mas também garantisse que permanecessem em nossas salas de aula. Que este seja o início de um capítulo ainda mais promissor em nossa jornada educacional, onde cada criança e adolescente de Oriximiná tenha acesso a uma educação de qualidade e, assim, contribua para um futuro mais brilhante e igualitário”, destacou a secretária de Educação, Ivana Souza.

Fonte: G1 Santarém e Região - PA
Foto: Cosanpa / Reprodução