BUSCA ATIVA ESCOLAR: PLANEJAMENTO PARA 2022

Por Busca Ativa Escolar

21.02.2022
BUSCA ATIVA ESCOLAR: PLANEJAMENTO PARA 2022

Estamos em início de ano letivo e crianças e adolescentes de todo o Brasil já voltaram ou voltarão à escola nos próximos dias. Neste período é importante fazer o planejamento da implementação da Busca Ativa Escolar em 2022, definindo ações e metas necessárias para intensificar a busca por crianças e adolescentes fora da escola ou em risco de abandono.

Confira algumas ações que podem ser feitas neste início de ano:

Plano de Ação

O Comitê Gestor deve elaborar o Plano de Ação que estabelecerá as diretrizes para a Busca Ativa Escolar.

Esse documento deve conter uma série de informações para orientar a implementação da estratégia no município e no estado. O Plano deve ser elaborado antes de iniciar a execução das atividades. Isso evita uma implementação mal planejada e mal executada. Esse instrumento é dinâmico e deve ser revisitado e atualizado permanentemente.

O Plano de Ação deve conter a contextualização sobre o município e o estado, construção de metas, e plano de comunicação, entre outras questões relevantes para o planejamento das ações. 

Confira um modelo de Plano de Ação

Criação de um protocolo intersetorial

Formalizar o trabalho do Comitê Gestor por meio de resolução, portaria, decreto, lei ou outro instrumento oficial confere mais institucionalidade à Busca Ativa Escolar, facilita o trabalho intersetorial e favorece a continuidade da estratégia, independentemente de mudanças na administração municipal ou estadual.

Recomenda-se que, a partir do Plano de Ação organizado pelo Comitê Gestor, seja elaborado um texto, no formato de Protocolo de Ações Intersetoriais, a ser formalizado de acordo com modalidade normativa escolhida pelo município ou estado.

Veja as orientações

Funcionalidade de acompanhamento de frequência

A Busca Ativa Escolar conta com uma funcionalidade de acompanhamento de frequência escolar, que pode ser utilizada por todas as escolas municipais e estaduais cujos municípios e estados tenham aderido à estratégia.

A funcionalidade colabora para que gestores(as) possam verificar a situação na rede educacional sob sua responsabilidade, identifiquem os(as) estudantes que estão mantendo vínculos com as atividades/ações propostas, bem como aqueles(as) que não estão e que, portanto, correm o risco de abandono escolar.

Nestes casos, as escolas podem contar com o apoio da equipe da Busca Ativa Escolar municipal e/ou estadual para que, rapidamente, esses(as) estudantes sejam atendidos e tenham seus direitos assegurados.

Assista ao vídeo e saiba mais.
Confira o guia de uso da ferramenta