Busca Ativa Escolar pelo Brasil: UNICEF participa do XII Congresso do Proinfância

Confira também ações realizadas nos municípios de Ji-Paraná (RO) e Pacaraima (RR) pelas equipes locais, na última semana de abril de 2025
A chefe de Educação do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), Mônica Pinto, ministrou a palestra “Como lidar com a evasão escolar”, na manhã da última quarta-feira, 30 de abril de 2025, dentro do XII Congresso do Fórum Nacional dos Membros do Ministério Público da Infância e Adolescência (Proinfância). Organizado pelo Proinfância, o Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude do Ministério Público do Rio de Janeiro (CAO-MPRJ) e o Escola Superior do Ministério Público de Goiás (Esump), o evento foi realizado na capital do Rio de Janeiro e contou com a participação de promotores e procuradores de Justiça de todo o país, que debateram políticas públicas direcionadas a crianças, adolescentes e jovens.
A palestra sobre evasão escolar foi mediada pela promotora Renata Dantas de Morais e Macedo, coordenadora do Grupo de Atuação Especial na Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (GAE Infância), do Ministério Público do Estado de Goiás (MPGO).
Mônica Pinto falou sobre o papel da Busca Ativa Escolar (BAE) no enfrentamento ao abandono e à evasão escolar. A chefe de Educação do UNICEF Brasil destacou que a BAE apoia os governos no cumprimento das políticas de acesso e de permanência na escola, garantindo direitos integrais de crianças e adolescentes.
BAE pelo Brasil
Em Pacaraima (RR), cidade localizada a cerca de 200 quilômetros da capital do estado, Boa Vista, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto de Pacaraima (SEMECD), em parceria com o UNICEF, realizou na segunda quinzena de abril capacitação das equipes da estratégia Busca Ativa Escolar no município. A iniciativa reforça o compromisso da SEMECD com a promoção de uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade para todos. As oficinas foram oferecidas para gestores, técnicos e educadores, a fim de fortalecer as ações de identificação, acompanhamento e garantia do direito à educação de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão.
Em Ji-Paraná (RO), aproximadamente 370 km de distância de Porto Velho, capital do estado, a prefeitura realizou na quarta-feira, 30 de abril de 2025, a sexta visita domiciliar da Busca Ativa Escolar e distribuiu na feira da cidade panfletos sobre a estratégia, a fim de garantir que todas as crianças e adolescentes de 4 a 17 anos não fiquem de fora da escola. A ação faz parte da intensificação dos esforços dos municípios de Rondônia para enfrentar o abandono e a evasão escolar.
Nas redes sociais, a prefeitura de Ji-Paraná divulga que a rede municipal de ensino de Ji-Paraná está com matrículas abertas o ano todo, justamente para garantir o direito à educação de quem ainda não está frequentando a escola. E convoca a população a contactar a Secretaria Municipal de Educação, caso conheça alguma criança ou adolescente está fora da sala de aula. O número é o (69) 3416-4134.
Com informações do MPRJ e da Prefeitura de Ji-Paraná.
Imagem: MPRJ (reprodução/Instagram)