Busca Ativa Escolar pelo Brasil: municípios trabalham para que nenhuma criança fique fora da escola

Por Comunicação

03.09.2026
Busca Ativa Escolar pelo Brasil: municípios trabalham para que nenhuma criança fique fora da escola

Dia D, blitz e ações de conscientização marcam a última semana de agosto de 2026 em municípios de Alagoas, Bahia, Maranhão e Piauí

Na última semana de agosto de 2026, ações municipais, especialmente no Norte e Nordeste do Brasil, confirmaram que para enfrentar o abandono, a evasão e a exclusão escolar é preciso uma cidade inteira comprometida. De Messias (AL) a Imperatriz (MA), passando por Matias Olímpio (PI) e Bom Jesus da Lapa (BA), prefeituras e secretarias de Educação foram às ruas, aos bairros e às escolas para localizar crianças e adolescentes fora da sala de aula e para lembrar que sempre há um caminho de volta para a sala de aula. 

Blitz, “Dia D da Busca Ativa Escolar” e ações de porta a porta reuniram as secretarias de Educação, Assistência Social e Saúde em torno de um mesmo objetivo: nenhuma criança ou adolescente fora da escola. Confira, a seguir, um resumo das ações das equipes estaduais e municipais da estratégia Busca Ativa Escolar (BAE) no final de agosto de 2026.

Messias (AL)

A Prefeitura de Messias promoveu, nesta segunda-feira, 31 de agosto de 2026, uma blitz de conscientização sobre a importância da frequência escolar, dentro da campanha "Fora da escola, não pode!". A ação chamou a comunidade para o enfrentamento da evasão, reforçando que identificar, acompanhar e trazer de volta às salas de aula crianças e adolescentes afastados dos estudos é um trabalho que envolve escola, família e rede de apoio.

Matias Olímpio (PI)

A Secretaria Municipal de Educação de Matias Olímpio realizou, no dia 26 de agosto de 2026, ações de Busca Ativa Escolar para localizar crianças e adolescentes fora da escola ou em risco de abandono. Profissionais de vários setores da rede municipal de ensino mobilizaram e orientaram diversas famílias, buscando entender as dificuldades enfrentadas pelos estudantes e caminhos para garantir o seu retorno e permanência escolar.



Blitz em Messias (AL)


Caminhada em Bom Jesus da Lapa (BA)


Bom Jesus da Lapa (BA)

A Secretaria Municipal de Educação de Bom Jesus da Lapa realizou no dia 24 de agosto de 2026, na última quinta-feira, o “Dia D da Busca Ativa Escolar”, com equipes percorrendo bairros, comunidades e residências para localizar estudantes fora da escola e compreender os motivos do afastamento. A mobilização integrou profissionais de Educação, Assistência Social, Saúde e Direitos Humanos, e trabalhou junto às famílias fatores de risco para a evasão, como vulnerabilidade social, trabalho infantil e dificuldades de transporte e saúde.

Imperatriz (MA)

Já a Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Imperatriz promoveu o seu “Dia D” no Calçadão de Imperatriz, com música, panfletagem e abordagem à população sobre a importância da permanência escolar e as oportunidades de retorno à sala de aula para quem interrompeu os estudos. O secretário municipal de Educação, Magno Ribeiro, reforçou que não há idade certa para retomar os estudos. 

 “Você que não terminou seus estudos na idade certa, retorne agora. Não existe idade certa. Agora é o momento certo. Qualquer momento é o momento certo de você voltar a estudar. Então, estamos aguardando você em todas as nossas instituições de ensino do município”, convidou Ribeiro.



Equipe municipal da BAE em Monte Olímpio (PI)


Dia D da BAE em Imperatriz (MA)


Com informações das prefeituras de Imperatriz e dos veículos BR104, Jornal do Sudoeste e Revista AZ.
Imagens: prefeituras das cidades citads