Busca Ativa Escolar - Fora da Escola Não Pode!

Por Conviva Educação

28.07.2021 | Atualizado: 28.07.2021
Busca Ativa Escolar - Fora da Escola Não Pode!

A Secretaria Municipal de Educação de Poção de Pedras (MA) tem registrado fatores preocupantes em relação ao déficit de abandono escolar entre as crianças e adolescentes no município, principalmente no atual cenário de pandemia. Além desse aumento de estudantes fora da escola, notamos também que muitas famílias migraram para outros estados, em busca de melhores condições de sobrevivência, contribuindo assim, para o abandono escolar dos estudantes.  

No entanto, se  de um lado temos esse grande desafio, por outro temos um grande exemplo de superação que envolve professores, alunos, pais de alunos e agentes da SEMED.  Na realidade em que estamos vivenciando,  boas práticas têm feito grande diferença, e a estratégia Busca Ativa Escolar é uma delas.

Neste período de pandemia a Secretaria Municipal de Educação e de Transporte de Poção de Pedras (MA), em parceria com a Prefeitura Municipal, mobilizou uma busca ativa aos alunos do município, nas modalidades: Educação Infantil, Ensino Fundamental, EJA e curso técnico em magistério no período de 19 a 26 de fevereiro de 2021.  

Seguindo todas as medidas de prevenção à covid-19, as equipes da Busca Ativa Escolar estiveram visitando as famílias de alunos em abandono ou risco de abandono e realizando matrículas, com a intenção de diminuir esse índice entre as crianças e adolescentes no município.

Para colocar a estratégia em prática, ao detectar o baixo número de alunos participando das atividades educacionais não presenciais, a SEMED mobilizou a estratégia Busca Ativa Escolar, e a campanha “Fora da Escola Não Pode”. A equipe designada para fazer parte da estratégia foi formada por coordenadores pedagógicos, gestores escolares e técnicos da SEMED.

Além disso,  a secretaria utilizou a plataforma Conviva. Essa ferramenta tem sido de grande importância nesse processo que envolve a educação em período de pandemia, pois a mesma dispõe de vários instrumentos que podem auxiliar toda a equipe da Busca Ativa Escolar a continuar com as ações.

Para realizar essa ação e reforçar a campanha "Fora da Escola Não Pode" foram utilizados diversos meios de comunicação, visando alcançar famílias e sociedade civil: WhatsApp, Instagram, Facebook e veículos de divulgação, como carro de som nas ruas da cidade que foram de extrema importância para concretizar o trabalho.

Ao realizar essa campanha, os resultados obtidos foram satisfatórios, pois  tivemos um aumento significativo no percentual de matrículas de estudantes em todas as modalidades de ensino.

A Busca Ativa Escolar torna-se possível com a colaboração de toda a comunidade escolar, que se dispõe a contribuir para que os estudantes possam enfrentar as dificuldade de ensino- aprendizagem, especialmente em tempos de pandemia. Além disso, é importante destacar também a importância de se manter o vínculo entre a escola e a família em meio ao período que estamos vivendo.

Texto publicado por Marcony Wellython na plataforma Conviva Educação.