Busca Ativa Escolar foi destaque no estande do UNICEF no Fórum Regional Undime Nordeste

Por Busca Ativa Escolar

15.03.2024 | Atualizado: 15.03.2024
Busca Ativa Escolar foi destaque no estande do UNICEF no Fórum Regional Undime Nordeste

Também fizeram parte do estande as outras iniciativas, como o Selo UNICEF


Os gestores municipais e técnicos de educação presentes no Fórum Regional da Undime Nordeste puderam conhecer mais sobre a Busca Ativa Escolar e outras estratégias do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). As iniciativas foram destaque no estande dedicado à instituição, montado no evento, que aconteceu nos dias 11 e 12 de março, em Aracaju/SE. Além do UNICEF, a Fundação Santillana, que também é parceira da Undime, e 17 empresas expositoras montaram estandes no local.


Além de entender com mais profundidade a Busca Ativa Escolar, os visitantes também puderam conhecer outras estratégias do UNICEF: o Selo UNICEF, Educação que Protege, Trajetórias de Sucesso Escolar e Deixa que eu conto. 


"Além de ampliar a visibilidade da estratégia junto aos dirigentes municipais de educação dos nove estados do nordeste, o stand foi um espaço de troca de informações e aproximação e fortalecimento de vínculo com aqueles e aquelas que fazem acontecer a Busca Ativa Escolar na ponta, em cada município do nordeste brasileiro", destacou Socorro Araújo, oficial de educação do UNICEF Brasil. 


O estande também ofereceu atendimento de suporte presencial, e para isso contou com a presença da coordenadora de suporte da estratégia, Dalva de Oliveira, e com a tutora da estratégia, Ana Resende. As profissionais puderam tirar as dúvidas dos participantes do Fórum da Undime sobre a implementação da estratégia, desde aspectos metodológicos até o uso da plataforma e suas funcionalidades.


Dalva de Oliveira ressaltou que os dois dias de evento foram importantes para aproximar a equipe da Busca Ativa Escolar dos usuários da plataforma. “Esses depoimentos aquecem nossos corações e nos dão a certeza, ainda mais, de que a Busca Ativa Escolar é uma iniciativa de grande importância para prevenir o abandono e evasão escolar. Por meio dela, municípios e estados conseguem planejar, desenvolver e implementar políticas públicas que contribuem para a garantia dos direitos de meninos e meninas”, disse. 




Salas de Aprendizagem 


A tutora Ana Maria Resende, destaca que um dos aspectos mais interessantes foi poder poder apresentar a Sala de Aprendizagem da Busca Ativa Escolar aos participantes do Fórum que ainda não conheciam a ação. As salas são espaços virtuais que funcionam de segunda a sexta-feira, e que contam com suporte e formação sobre a implementação da estratégia, feito por quatro tutoras com experiência no atendimento e na metodologia da Busca Ativa Escolar. 


Mais do que apresentar sugestões de como aproveitar esse espaço, a tutora demonstrou, na prática, como é simples fazer o acesso às salas, ingressando em uma delas, que estava sendo realizada ao vivo. “Percebemos que foi favorável para eles perceberem a importância de ter um olhar cuidadoso e formativo para as equipes, principalmente as de campo”, enalteceu Ana Resende. 


Conheça as demais estratégias do UNICEF apresentadas no evento, acesse: 

selounicef.org.br 

deixaqueeuconto.org.br

unicef.org/brazil/educacao-que-protege 

trajetoriaescolar.org.br