Busca Ativa Escolar em Santana do Ipanema (AL)

Por Conviva Educação

07.10.2022
Busca Ativa Escolar em Santana do Ipanema (AL)

Para atender a demanda da estratégia de Busca Ativa Escolar na rede municipal de Santana do Ipanema (AL), uma equipe técnica e pedagógica da Secretaria Municipal de Educação (SME) elaborou um cronograma de ação com visitas às famílias com o objetivo de renovar e rematricular todos os alunos que estavam fora da escola no ano letivo de 2022. O cronograma teve sua etapa cumprida e a equipe já planeja uma outra ação para fazer uma nova busca ativa para os alunos não localizados.

A estratégia demanda um trabalho intersetorial, e com base nessa premissa, as secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social vêm dialogando e realizando ações em conjunto para trazer todas as crianças e adolescentes para a escola. Em nosso município, aproveitamos ainda as condicionalidades do Programa Bolsa Família, pois o setor do CAD Único tem sido um grande parceiro nosso nesta ação.

Neste sentido, a parceria firmada entre a SEMED e o setor do CAD Único promove reuniões com as famílias nas escolas e na própria sede do cadastro para explicar as ações elencadas pelas secretarias e todos os benefícios dos programas para os cadastrados. A partir desses esclarecimentos, as famílias se tornam parceiras da educação e assumem o compromisso de mandar seus filhos à escola. 

Quanto à sociedade civil, em parte, encontramos ainda muita resistência e morosidade em contribuir com as ações educativas, mas temos grandes aliados como os presidentes das associações comunitárias que têm contribuído de forma gradiosa na localização de famílias que não possuem residência fixa e que costumam residir de forma sazonal em determinadas regiões.

O trabalho intersetorial desenvolvido pelo município tem rendido fruto. Nele, as secretarias dialogam acerca dos problemas encontrados, e assim, uma secretaria em suas ações termina ajudando outra. Por exemplo, as famílias que não são encontradas pelo agente comunitário de saúde em suas localidades, vão ser procuradas pela secretaria de assistência social por meio de informações com os presidentes das associações que têm residência e localização mais próximas na zona rural. Esse trabalho tem estreitado bastante os caminhos de busca ativa dos alunos.

Portanto, podemos contar com o Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Conselho Tutelar (CT), e presidentes de associações que estão envolvidos na busca de direitos e garantias na qualidade da educação para todos os cidadãos. Todas essas pessoas e instituições estão mobilizadas junto à educação municipal que é um direito de todos, e sempre que é necessário esse comitê se reúne para discutir caminhos possíveis na busca das soluções viáveis para dirimir esses problemas.

Pensando na mobilização e sensibilização da sociedade a respeito da Busca Ativa Escolar, realizamos reuniões sistemáticas envolvendo gestores escolares e suas equipes, secretários de Saúde e Assistência Social e suas equipes membros dos Conselhos Tutelar e Direitos de Crianças e Adolescentes, e posteriormente a utilização das mídias sociais para divulgação das ações.

A SME está atenta a toda e qualquer ausência de crianças e adolescentes fora da escola. Dessa forma, a equipe intersetorial trabalha em conjunto para localizar famílias que estão em situação de vulnerabilidade social e prevenir o afastamento das crianças da escola. Para tanto, trabalhamos com um formulário especifico de acompanhamento da frequência do aluno na escola. Os coordenadores e articuladores acompanham a freqüência das crianças e informam a gestão escolar no caso das ausências freqüentes, a gestão informa a equipe da secretaria de educação que juntos desenvolvem estratégias de busca ativa escolar nas localidades específicas onde o aluno reside.

Em nosso município temos vários perfis cadastrados na plataforma da estratégia, tais como: coordenador operacional, gestor político, supervisor institucional e os agentes comunitários. Esse sistema auxilia o acompanhamento dos alunos que estão em risco de deixarem a escola e de toda forma na organização e monitoramento dos casos.

A Busca Ativa Escolar é uma estratégia que ajuda a encontrar alunos que estão fora da escola e no acompanhamento dos que estão em risco de evasão, e tem contribuído com toda organização de casos e relatórios de alunos que estão em situação de abandono escolar. Assim, a plataforma e o trabalho em equipe colaboram para que crianças e adolescentes de Santana do Ipanema retornem ao ambiente escolar.

Texto publicado por Wylka Wanicelly Alves na plataforma Conviva Educação.