Busca Ativa Escolar é tema de reunião entre UNICEF e Consed
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) apresentou ao Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), na tarde desta quinta-feira (14), as novas funcionalidades da estratégia Busca Ativa Escolar, assim como a possibilidade de (re)adesão dos estados.
A reunião foi conduzida pela Chefe de Educação do Unicef Brasil, Mônica Pinto, e contou com a participação com técnicos dos estados e da diretora institucional do Consed, Nilce Costa.
Sobre a ação
A Busca Ativa Escolar se traduz em uma metodologia social e plataforma tecnológica gratuitas qe apoiam os governos para ação intersetorial no enfrentamento à exclusão e ao risco de abandono escolar.
A gestão da ação é compartilhada por UNICEF e da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), com o apoio das secretarias estaduais de Educação, Uncme, Atricon, CNMP, TCEs e MPs estaduais.
Já o público participante é formado por profissionais da educação, saúde e assistência social das equipes municipais e estaduais, além de crianças e adolescentes, famílias e organizações da sociedade civil.
Fora da Escola Não Pode!
No último mês de agosto, o Unicef lançou a nova versão da campanha Fora da Escola Não Pode!, com um conjunto de peças de comunicação (cards, jingles, spots, etc.) criadas para auxiliar municípios e estados a sensibilizar a população quanto à importância de ir atrás de cada criança, cada adolescente que está fora da escola ou em risco de abandoná-la e garantir a sua matrícula e permanência , aprendendo.
Também foi lançada a publicação “Matrícula a qualquer tempo: um passo importante para garantir o direito à educação”, elaborada pelo UNICEF, Undime e União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme). O material visa orientar técnicos da educação e dos conselhos para a garantia da matrícula de crianças e adolescentes em qualquer período do ano letivo e para que tomem as medidas necessárias a fim de apoiar o seu retorno para a escola.
Todo o material pode ser acessado e baixado, de forma gratuita, aqui.