Busca Ativa Escolar – Caravana da Educação
Devido a pandemia da covid-19, muitas famílias não haviam procurado as escolas da Rede Municipal para efetuar as matrículas das crianças e adolescentes em idade escolar. Por esta razão, a Secretaria Municipal de Educação (SME) do município de Granito (PE) resolveu agir por meio da Busca Ativa Escolar, com o projeto "Caravana da Educação - A escola acolhe, você aprende".
Desde fevereiro de 2021, o município começou a utilizar a metodologia da estratégia Busca Ativa Escolar para reinserir crianças e adolescentes de volta na escola. A SME, em uma das suas reuniões de alinhamento das ações, planejou executar o projeto " Caravana da Educação - A escola acolhe, você aprende". No intuito de mapear todas as crianças, adolescentes em idade escolar fora da escola e os jovens e adultos que pretendem continuar os estudos acadêmicos, foram feitas as buscas em todas as comunidades do município, tanto em zona rural como urbana, para identificar esses alunos de pré-escola, creche, EJA e Ensino Fundamental (anos finais ou iniciais) que estavam ausentes. Essa relação de estudantes foi feita comparando matrícula dos anos anteriores para o ano atual, e com a mobilização da equipe de ir de casa em casa para descobrir o motivo de não estarem frequentando a escola.
Para colocar a ação em prática, foi organizado um calendário de visitação às famílias de todas as comunidades do município e distribuído uma relação de funcionários da Secretaria, Gestores e Coordenadores Escolares. Nessa visita, também tivemos a parceria dos membros do Conselho Tutelar.
Eram feitos os seguintes questionamentos:
01. Como o(a) Senhor(a), avalia o Ensino Remoto ofertado no Município?
02. As crianas e adolescentes estão participando do Ensino Remoto?
03. Quantas crianças e adolescentes estão fora da escola?
04. Quantos jovens adultos desejam retornar à escola?
A equipe fazia uma fala de incentivo e mobilização, e já saía das residências com a matrícula efetuada ou com o aluno vinculado às salas da aula (para aqueles que não estavam realizando as atividades remotas).
A busca ativa de estudantes em abandono ou risco de abandono escolar vem sendo feita desde fevereiro, e o intuito é continuar realizando essa busca ao longo de todo o ano.
Por meio da plataforma do Conviva Educação, foi possível ter acesso à informações e orientações sobre implementação do currículo continuum, implementação didática e implementação da avaliação.
Após a Busca Ativa, o município obteve um número significativo de novas matrículas na Rede Municipal de Ensino e de alunos matriculados que estavam sem realizar as atividades voltando a executá-las com sucesso e vinculados às turmas. Apesar do município de Granito ter utilizado a metodologia e materiais da Busca Ativa Escolar nesse período, ainda não havia sido a adesão à estratégia. Esse processo está em andamento, e o município deve aderir à Busca Ativa Escolar nos próximos dias, para também poder fazer o uso da plataforma que a estratégia oferece.
É possível afirmar com todas segurança que após a execução dessa ação, ficou notório que todas as famílias visitadas passaram a ter uma nova visão sobre a impôrtancia da família no processo de ensino-aprendizagem, visto que as mesmas começaram a entrar em contato com os professores e gestão das escolas para garantir a permanência no ambiente escolar dessas crianças e adolescentes.
Texto publicado por Jose Hedio Luis na plataforma Conviva Educação.