Bahia e Minas mobilizadas na Semana do Estudante

Por Comunicação

12.08.2025 | Atualizado: 12.08.2025
Bahia e Minas mobilizadas na Semana do Estudante

Os dois estados realizam ações nas redes estaduais e municipais de ensino para conscientizar a comunidade escolar e a população sobre a importância da permanência escolar; na foto, alunos da Escola Municipal Senhor do Bonfim, de Paripiranga (BA)

Em razão do Dia do Estudante, comemorado no dia 11 de agosto, as equipes da Busca Ativa Escolar (BAE) nos estados e municípios estão mobilizadas e engajadas, com uma programação especial para conscientizar a comunidade escolar e a população em geral que criança e adolescente “fora da escola, não pode”.

Na Bahia (BA), a Secretaria da Educação do Estado (SEC/BA) promove de 11 a 15 de agosto de 2025 a “Semana da Busca Ativa Escolar”, que movimenta as redes estaduais e municipais de ensino. Com o lema “Se tem arte, som e poesia... a escola também é sua alegria!”, a iniciativa aposta na criatividade e no afeto como arma para mobilizar a comunidade e trazer de volta crianças, adolescentes e jovens que estão fora da escola ou em risco de evasão.  

“A ação integra a campanha “Voltaê! Busca Ativa Escolar na Bahia – Estado + Municípios”, realizada por meio do regime de colaboração entre Estado e municípios, e busca garantir que nenhum estudante fique para trás. Durante a semana de mobilização, escolas estaduais e municipais realizam plantões de rematrícula, rodas de conversa, visitas nas comunidades, anúncios em rádios e carros de som, ações nas redes sociais, distribuição de material informativo e contatos por telefone e WhatsApp, entre outras estratégias”, detalha Jurema Telles, coordenadora operacional estadual da BAE na Bahia.

Também serão realizadas visitas domiciliares, atividades culturais, comunicação digital e fortalecimento dos comitês locais, integrando Estado e municípios no uso qualificado da plataforma Busca Ativa Escolar. O objetivo principal é reintegrar estudantes, fortalecer vínculos com a comunidade e reafirmar a escola como espaço de pertencimento, proteção e futuro.

A campanha “Voltaê!” também mobiliza os estudantes das escolas estaduais, incentivando-os a gravar vídeos para a Semana da Busca Ativa Escolar e outras iniciativas. Esses vídeos são publicados nas redes sociais e neles os estudantes falam para outros adolescentes e jovens sobre a importância da educação para o seu futuro. 

“Escrevemos vários roteiros para os alunos gravarem e produzimos várias músicas da campanha, gravadas em ritmos diferentes como piseiro e pagode. Tudo isso para engajar esses jovens e fazê-los compreender que a escola é o lugar dele”, conta Jurema Telles. “A gente sabe que a evasão escolar tem cor e tem endereço, que os jovens fora da escola são indígenas, negros, quilombola, da zona rural e, nas grandes metropóles, estão nas periferias. Por isso, é preciso gerar este vínculo e identidade, a fim de oferecer acesso e permanência para todos. É uma forma de reparação”, avalia. 


Minas Gerais

Já o Governo de Minas Gerais (MG), por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), promoveu no dia 11 de agosto o Dia D da Busca Ativa Escolar, a fim de reforçar a importância da permanência escolar e do enfrentamento da evasão escolar. Parte do calendário da rede estadual, o evento conta com várias atividades, como mutirões de visitas domiciliares às famílias, passeatas, mostras escolares, oficinas, apresentações culturais e rodas de conversa. Todas as 47 Superintendências Regionais de Ensino (SREs) participam da mobilização, com o envolvimento direto de gestores, professores e equipes pedagógicas.

"A Busca Ativa Escolar é mais que uma ação pontual, é uma política pública contínua que valoriza o estudante, identifica os motivos da evasão e promove o acolhimento. A educação é um direito e um instrumento de transformação social, e é nosso dever garantir que cada jovem mineiro esteja na sala de aula, aprendendo e construindo seu futuro", afirma o secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares.

O Dia D também tem a missão de tornar o ambiente escolar mais acolhedor e participativo para os estudantes, por isso, em diversas escolas, os próprios alunos e alunas assumem papel de protagonistas, produzindo peças teatrais,  vídeos e campanhas de conscientização. e participando de concursos culturais. Essas ações estimulam habilidades de liderança e expressão, além de mobilizar a comunidade escolar em torno do valor da educação.





Em 2023, foi lançado o Plano de Enfrentamento ao Abandono e à Evasão Escolar nas Instituições Estaduais, que definiu diretrizes para equipes escolares e regionais monitorarem e intervirem junto a alunos em situação de risco. Em 2024, a Secretaria de Educação de Minas implementou a Política Estadual de Busca Ativa Escolar (“Lugar de Estudante é na Escola”), regulamentando procedimentos para identificar crianças e adolescentes com frequência irregular e adotar medidas pedagógicas e administrativas em parceria com órgãos como Conselho Tutelar, Ministério Público, Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).

Ainda em 2024, Minas Gerais aderiu à estratégia Busca Ativa Escolar. A metodologia e o uso da plataforma vem sendo implementada gradualmente na rede estadual em 2025, com suporte adicional a escolas e regionais para potencializar os resultados.

Os resultados das medidas já são contabilizados. Segundo a SEE/MG, em 2023, cerca de 68 mil estudantes infrequentes ou em situação de abandono retornaram às salas de aula em Minas. Em 2024, o número subiu para 98 mil. Somente em 2025, aproximadamente 45 mil alunos já retomaram os estudos.





Com informações da Agência Minas e da SEC/BA.
Imagens: SEC/BA e SEE/MG