Alagoas reafirma compromisso com enfrentamento à evasão escolar

Por Busca Ativa Escolar / Asserte

06.05.2023
Alagoas reafirma compromisso com enfrentamento à evasão escolar

Compromisso foi selado com a Carta de Alagoas, documento assinado por cerca de 400 gestores e técnicos durante encontro da Busca Ativa Escolar realizado em Maceió

Gestores e profissionais de educação, Assistência Social e saúde de 83 municípios de Alagoas e o governador do Estado, Paulo Dantas, reiteraram o compromisso de suas gestões com a intensificação de estratégias de mitigação ao abandono e à evasão escolar. Eles assinaram a “Carta de Alagoas para o comprometimento com o direito à educação de crianças e adolescentes”. 

O documento, apresentado e aprovado no último dia 26 de abril, durante o Encontro Estadual pela Busca Ativa Escolar, reafirma o compromisso e reforça o papel e das gestões com a garantia das condições necessárias para a implementação da Busca Ativa Escolar, como estratégia de levar de volta às escolas crianças e adolescentes que estão fora da sala de aula ou em risco de abandono.

O encontro reuniu em Maceió cerca de 400 profissionais e marcou a formação de uma rede envolvendo diversas políticas públicas, serviços, profissionais e órgãos do Sistema de Garantia de Direitos com o objetivo de garantir a crianças e adolescentes de Alagoas o direito à educação de qualidade. 

Realizado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), com o apoio da BRK Ambiental, o evento contou com a presença de equipes do UNICEF, UNDIME e Asserte, além do presidente da BRK Alagoas, Herbert Dantas. A empresa é parceira da Busca Ativa Escolar em 13 municípios alagoanos, ao lado da Asserte, organização social parceira do UNICEF que implementa a iniciativa em todo o estado.

A saída é todo mundo entrar

“Neste movimento, o UNICEF reafirma a parceria, juntando braços e forças, reforçando o compromisso com as agendas da educação, saúde, assistência e proteção. Desejamos todas as crianças aprendendo, mas também crianças vacinadas e com seus direitos assegurados. Precisamos descobrir as causas que afastam meninos e meninas da escola e buscar a proteção pelos serviços integrais”, apontou a Oficial de Educação do UNICEF, Verônica Bezerra, reforçando que para garantir direitos e enfrentar a exclusão escolar é preciso que haja um atuação integral e intersetorial.

Verônica contou com palestra de Verônica Bezerra e Daniella Rocha, que apresentaram os dados de Alagoas presentes nos estudos “Pobreza Multidimensional na infância e na adolescência (2023)” e “Cenário da Exclusão Escolar no Brasil (2020)”.

“Não é possível dissociar as causas da exclusão escolar das desigualdades sociais”, completa Daniella Rocha, Oficial de Educação do UNICEF e coordenadora nacional da Busca Ativa Escolar. 

Durante palestra no evento, Daniella apontou que 90,3% das crianças e adolescentes alagoanos são afetados por uma ou mais dimensões da pobreza e 12,6% enfrentam privações relacionadas especificamente à educação. No estado, 124 mil crianças e adolescentes estavam sem acesso à educação em novembro de 2020. Os dados são dos estudos “As Múltiplas Dimensões da Pobreza na Infância e na Adolescência no Brasil” e “Cenário da Exclusão Escolar no Brasil”.

Para enfrentar esta realidade, aponta Verônica, as ações da Busca Ativa Escolar (BAE) em Alagoas esperam abraçar as centenas de milhares de meninos e meninas que ainda não tiveram a oportunidade de estar dentro da escola no território alagoano. 

O governador Paulo Dantas agradeceu a iniciativa e destacou os avanços da Educação no Estado. “Precisamos do apoio de todos para mudar a realidade de Alagoas. A parceria com o UNICEF, uma das instituições mais respeitadas em todo o mundo, é fundamental”, destacou o governador.

Programação

Além da palestra com as oficiais de educação do UNICEF, o encontro contou com a mesa-redonda “Desvendando a exclusão escolar: de quem é a responsabilidade?”, voltada para a troca de experiências e estratégias e propostas para garantir a permanência dos meninos e meninas na escola.

Dentro da programação, os dirigentes de educação, coordenadores operacionais e gestores políticos da BAE participaram, ainda, de uma oficina sobre a estratégia, conduzida por Daniella Rocha e Ana Paula Costa, especialista em Educação da Asserte

Dando voz àqueles e àquelas que são o objetivo do trabalho da Busca Ativa Escolar, o evento trouxe ainda a apresentação de uma esquete teatral, realizada por adolescentes do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA) do município de Maragogi. Com linguagem lúdica a peça abordou causas da exclusão escolar e estratégias de como os profissionais podem auxiliar os meninos e meninas a reingressar na escola.

 

* Com informações da Asserte
* Foto: Ascom Asserte