TCE-RJ promove evento sobre a importância da Busca Ativa Escolar para os municípios fluminenses

Por Comunicação

07.10.2025
TCE-RJ promove evento sobre a importância da Busca Ativa Escolar para os municípios fluminenses

Daniella Rocha (à esq. na foto), membro da gestão nacional da BAE, participou do encontro e dialogou com gestores públicos sobre como aderir à estratégia

A gestão nacional da estratégia Busca Ativa Escolar (BAE) participou, no dia 30 de setembro de 2025, do evento “Todos na Escola: Governança Pública e a Plataforma Busca Ativa Escolar”, promovido pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ), com apoio de sua Escola de Contas e Gestão (ECG). O encontro contou com palestras, painéis técnicos, relatos de boas práticas e capacitou gestores municipais para a adesão e o uso estratégico da BAE, visando o enfrentamento efetivo da evasão e do abandono escolar.

Daniella Rocha, oficial de Educação do UNICEF Brasil e membro da gestão nacional da estratégia, apresentou o passo a passo para os municípios aderirem à metodologia social e utilizarem a plataforma. A especialista também destacou que a evasão e o abandono escolar são fenômenos multidimensionais, sendo necessária uma visão sistêmica para solucionar o problema. Segundo ela, apenas 31 dos 92 municípios do Estado do Rio de Janeiro haviam realizado aa adesão à BAE até o fim de setembro de 2025.

“Estamos em um momento muito oportuno para isso. O TCE-RJ foi muito feliz com este evento, nesta data. Estamos em começo de gestão municipal, então os gestores têm tempo para implementar essa experiência de trabalho intersetorial”, disse Daniella Rocha, durante o painel mediado por Ana Maria Furbino, subsecretária de Controle de Políticas de Cidadania do TCE-RJ.

O evento contou com a participação de Isabel Abelson (na foto abaixo), especialista em Educação do UNICEF Brasil, que mediou o painel “Educação é Direito: O Desafio da Evasão e o Papel da Busca Ativa Escolar” e tirou dúvidas sobre a estratégia e sua plataforma. 


Também estiveram presentes representantes da secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (Seeduc); a União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME-RJ); da seccional do Rio de Janeiro da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime); da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, com sua coordenadoria de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente; e o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, com seu Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Tutela Coletiva de Proteção à Educação. 

O município de Petrópolis/RJ foi escolhido como referência na implementação da estratégia e uso da plataforma da Busca Ativa Escolar. A coordenadora operacional municipal da BAE na cidade fluminense e chefe do Departamento de Supervisão e Inspeção Escolar, Ana Paula Soares do Valle, apresentou os resultados já alcançados com a adesão do município à estratégia e mostrou como a metodologia e tecnologia social pode apoiar as gestões municipais na formulação de políticas públicas mais eficazes.

Você pode assistir ao evento: 



Com informações do TCE-RJ e da Prefeitura de Petrópolis.
Imagens: TCE-RJ