Seminário internacional discute as contribuições da literatura para o letramento e a alfabetização
Evento terá a participação especial de Jorge Larrosa, professor de Filosofia da Educação na Universidade de Barcelona, reconhecido mundialmente por diversas publicações sobre a relação entre experiência, linguagem e subjetividade
Com o propósito de abordar o potencial da literatura e do entendimento de mundo como elementos imprescindíveis para a alfabetização e para a formação integral de crianças e adolescentes, o Itaú Social realiza o seminário “Palavramundo: Contribuições da literatura para a alfabetização e o letramento”, no dia 12 de setembro, às 15h, ao vivo, pelo seu canal no Youtube e com tradução simultânea.
Idealizado pelo educador Paulo Freire, o termo “palavramundo” trata sobre a palavra e a leitura como um campo que contempla os aspectos do discurso, da comunicação, da expressão e da linguagem. Tais aspectos constituem os seres humanos como ativos na sociedade, articulando conhecimentos e saberes do dia a dia com a aprendizagem da leitura e escrita. A partir deste conceito, o seminário trará reflexões sobre educação, cultura e expressões artísticas, tendo como foco a literatura e seus incentivos para a constituição pessoal, e desenvolvimento da vivência em sociedade de maneira geral.
Como ponto de partida da conversa, “A leitura literária como experiência de (trans) formação dos sujeitos” será a temática desenvolvida por Jorge Larrosa, professor de Filosofia da Educação na Universidade de Barcelona, na Espanha, e autor de trabalhos e livros publicados em diversos países sobre a relação entre experiência, linguagem e subjetividade, bem como a forma e a materialidade dos dispositivos artísticos, culturais e educacionais. Doutor em Pedagogia, Larrosa é membro de conselhos de redação e comitês científicos de várias revistas internacionais e realizou estudos de pós-doutorado no Instituto de Educação da Universidade de Londres e no Centro Michel Foucault da Universidade de Sorbonne, em Paris, na França.
A partir das experiências trazidas pelo filósofo espanhol, a mesa “Práticas de leitura e alfabetização: um diálogo possível”, mediada por Dianne Melo, coordenadora de Engajamento Social e Leitura do Itaú Social, trará uma roda de conversa com a argentina Cecilia Bajour, co diretora de Especialização em Literatura Infantil e Juvenil da Universidade Nacional de San Martín, instituição em que também coordena a Área de Literatura Infantil e Juvenil do PLELIJ (Programa de Leitura, Escritura e Literatura Infantil e Juvenil). Ao lado das especialistas participam do bate-papo Denise Silva, presidente e fundadora do IPEDI (Instituto de Pesquisa da Diversidade Intercultural) e Mônica Correia Baptista, coordenadora do curso Leitura e Escrita na Educação Infantil e do programa “Bebeteca: uma biblioteca para a primeira infância”, da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais).
O evento é direcionado a mediadores de leitura, bibliotecários, professores, profissionais que atuam em organizações da sociedade civil que promovem ações de leitura e educação e em órgãos governamentais; especialistas e estudantes do campo da educação. O objetivo é contribuir para aprimorar as práticas de leitura na escola e em outros espaços que garantam às crianças o acesso a uma aprendizagem de qualidade no que se refere à literatura, alfabetização e ao letramento.
A programação completa e mais informações sobre os convidados do seminário podem ser conferidas no site do Itaú Social.
Seminário “Palavramundo: Contribuições da literatura para o letramento e a alfabetização”
Quando: 12 de setembro
Horário: 15h
Onde: YouTube do Itaú Social
Informações: https://www.itausocial.org.br/divulgacao/webinario-palavramundo/
Fonte: Itaú Social