Secretaria Municipal de Educação realiza formação sobre o uso de plataforma virtual na Busca Ativa Escolar

Por Prefeitura de Vitória da Conquista

15.05.2024

Com o objetivo de apresentar a metodologia social da Busca Ativa Escolar e o uso da plataforma disponibilizada pela UNICEF para que todas as situações dos alunos que estão em infrequência, abandono ou evasão, sejam lançados nesse ambiente virtual, e discutir o fluxo de acompanhamento da frequência dentro das unidades escolares, a Secretaria Municipal de Educação (Smed), por meio da Coordenação do Busca Ativa Escolar, realizou formação com 109 secretários das unidades de ensino da rede municipal. O encontro durou dois dias, 8 e 9 de maio, e aconteceu no Laboratório de Pesquisa da Faculdade Santo Agostinho (Fasa).

A coordenadora do Busca Ativa, Natilaane Brito, explicou que a primeira parte da formação foi para tratar do direito à educação garantido na Constituição Federal e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). “Falamos como vem sendo realizado esse trabalho intersetorial aqui no município. E na segunda parte apresentaremos um caso fictício de abandono escolar. E vamos dialogar a partir da experiência deles nas escolas, como poderíamos intervir nessa situação e depois vamos de forma prática lançar o caso na plataforma

Para a secretária escolar do Assentamento Sede 1, que atende as escolas municipais, José Gomes Novais, Robert Kennedy e Ana Gomes, Rose Oliveira Freitas, a formação foi de grande importância. “Aprendemos a identificar quais são os motivos que levam uma criança a estar fora da escola, a identificar algumas situações de vulnerabilidade que sabemos que existem muito hoje”.

Busca Ativa Escolar – Trata-se de uma ferramenta tecnológica e uma metodologia social gratuita, que permite ao poder público identificar crianças e adolescentes fora da escola e acionar diferentes áreas para garantir que consigam se matricular e frequentar as aulas, atendendo, assim, ao que determina o Plano Nacional de Educação.

Fonte: Prefeitura de Vitória da Conquista