Presidente Dutra/BA: ações de conscientização e diálogo fortalecem e protegem crianças e adolescentes

Por Comunicação

26.11.2025 | Atualizado: 26.11.2025
Presidente Dutra/BA: ações de conscientização e diálogo fortalecem e protegem crianças e adolescentes

A equipe municipal da BAE no município baiano promoveu rodas de conversas para tratar sobre bullying, abuso e exploração sexual, violência doméstica e racismo

A equipe municipal da estratégia Busca Ativa Escolar (BAE) em Presidente Dutra/BA apostou no diálogo para abordar, junto a crianças e adolescentes, questões sensíveis que impactam a frequência escolar. Ao longo de todo o ano de 2025, promoveu rodas de conversas com os estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental para tratar questões como bullying, abuso e exploração sexual, violência doméstica e racismo. Para as crianças do 1º ao 5º ano, foram desenvolvidas atividades lúdicas conduzidas pelas equipes pedagógicas das escolas. 

As ações já estavam previstas no calendário escolar, e a equipe da BAE adaptou a programação e reforçou as atividades, colocando foco no enfrentamento da evasão escolar e mobilizando tanto os alunos quanto os gestores escolares. Segundo a coordenadora operacional da BAE no município, Geane Carla Porto, a iniciativa alcançou 100% dos alunos e alunas da rede de ensino municipal, que conta com quase 2,2 mil estudantes de 21 escolas.

“As visitas domiciliares demonstraram que a maioria dos alunos com risco de evasão escolar vive em situação de vulnerabilidade social e é composta majoritariamente por estudantes pretos e pardos. Alguns enfrentam ainda situações de violência e abandono familiar.

Diante desse cenário, tornou-se essencial desenvolver ações que promovam o protagonismo e o empoderamento juvenil por meio de políticas públicas, especialmente considerando que muitos desses jovens carecem de incentivo familiar”, conta Carla Porto.

Além das atividades lúdicas e rodas de conversa, a equipe municipal da BAE promoveu campanhas de conscientização e intervenções pedagógicas com estudantes do 1º ao 9º ano e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), contando com a participação do Conselho Tutelar e de profissionais da psicologia. Destinada para toda a comunidade escolar, a campanha de entrentamento da evasão escolar foi ao ar em abril de 2025 e contou com a participação de alunos e alunas da rede municipal e a criação e disseminação de cards, vídeos e fotografias nas redes sociais, além de ações nas rádios locais.



Rodas de conversas com alunos e alunas do Ensino Fundamental



Comitê

Este ano, também foi instituído o Comitê Gestor do Programa Busca Ativa Escolar, por meio da Portaria nº 230, de 11 de fevereiro de 2025, fortalecendo a articulação intersetorial entre a Assistência Social, a Saúde e toda a Rede Municipal de Educação. Para a coordenadora operacional, a medida contribui para a garantia dos direitos e proteção de crianças e adolescentes.

“A Busca Ativa Escolar tem mobilizado toda a rede intersetorial e fortalecido a parceria com o Conselho Tutelar. Essa articulação possibilitou a melhoria do monitoramento e acompanhamento de casos de evasão e infrequência; ações mais ágeis e integradas; maior proteção social para crianças e adolescentes; e a ampliação da garantia de direitos. Apesar dos desafios, o município avança para um trabalho cada vez mais eficaz na promoção da permanência escolar”, avalia Carla.

O município baiano fica localizado a cerca de 500 km da capital do estado, Salvador. Possui aproximadamente 16 mil habitantes, sendo que 4 deles têm entre 0 e 19 anos. Em 2022, 152 meninos e meninas entre 4 e 17 anos não frequentavam a escola no muncípio, desses 102 eram do sexo masculino e 97 era preto/a, pardo/a ou indígena. As informações são do Censo Demográfico / IBGE, 2022, compiladas nos Painéis da Exclusão Escolar, constantes no site da BAE.



Equipe municipal da BAE em ação por Presidente Dutra/BA



Com informações e imagens da Secretaria Municipal de Educação.