Prefeitura de Juazeiro promove 1° Wokshop ‘Fora da escola não pode’

Por Secretaria de Educação e Juventude de Juazeiro

20.04.2023 | Atualizado: 20.04.2023
Prefeitura de Juazeiro promove 1° Wokshop ‘Fora da escola não pode’

A Prefeitura do município baiano de Juazeiro, por meio da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), realizou nesta quarta-feira (19), no auditório do Colégio Modelo Luiz Eduardo Magalhães, o 1º Wokshop ‘Fora da escola não pode’ . O evento é parte da estratégia Busca Ativa Escolar, uma iniciativa pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), com apoio do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

O evento contou com a realização de dinâmicas e momentos de integração do público, além de palestra com o tema: ‘O compromisso com a Busca Ativa Escolar e o enfrentamento da cultura do fracasso escolar’, reunindo gestores, vice gestores, coordenadores e técnicos verificadores da rede municipal de ensino, além das superintendências de Gestão Escolar Programa e Projetos e, Ensino da Seduc. Também compôs a programação, uma formação exclusiva para os técnicos verificadores do programa, sobre a Plataforma do Busca Ativa Escolar.

O momento solene foi conduzido pela coordenadora operacional do Busca Ativa Escolar, Suzimeire Alcântara. A mesa cerimonial foi composta pela superintendente de Gestão Escolar, Programas e Projetos, Maria Alexandrina Araújo, a superintendente de ensino, Willany Cunha, a supervisora do Busca Ativa Escolar, Michele Viana, a coordenadora técnica do Busca Ativa Escolar do Estado da Bahia, Jurema Telles, e Margareth Passos, diretora de programas socioeducacionais da Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEC).

A coordenadora do Busca Ativa Escolar do Estado da Bahia, Jurema Telles, comentou sobre a satisfação de participar da iniciativa e reforçou a importância do programa. “Estou muito grata e feliz em poder contribuir com esse encontro do Busca Ativa em Juazeiro. O programa é de extrema importância para o público de crianças e adolescentes entre 4 e 17 anos, que por algum motivo tenha se afastado da escola, porque garante uma rede de direitos que vai ao encontro das famílias para garantir o retorno e permanência efetiva desse público no espaço escolar. Acredito que esse momento é de fortalecimento do sentimento de esperança. Esperançar é o verbo que temos semeado em nossos propósitos”, finalizou Jurema.

De acordo com a gestora da Escola Municipal Professora Leopoldina Leal, Marcia Souza do Nascimento, a ação contribui para reforçar o compromisso da educação municipal com a efetivação de políticas públicas assertivas. “O encontro de hoje, organizado pela Secretariada Educação, que tem articulado diversas estratégias para garantir o direito deque, lugar de criança é na escola, reforçou ainda mais o empenho de todos os responsáveis em assegurar o compromisso: ‘Fora da escola não pode’. A escola Leopoldina abraçou essa causa, que chama atenção para a importância de compreendermos a gravidade de uma criança em situação de evasão escolar, nos sensibilizando sobre a necessidade de dispormos de uma rede de proteção engajada com seu papel”, disse Márcia.

Margareth Passos, diretora de programas socioeducacionais da Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEC), destacou o aspecto intersetorial do programa. “É importante destacar que o Busca Ativa Escolar é um programa de caráter intersetorial, formado por setores da educação, saúde, justiça social, entre outros envolvidos no combate efetivo da exclusão escolar, permitindo que as crianças e adolescentes sejam capazes de desenvolver suas habilidades de competências de forma saudável. A Educação de Juazeiro tem mostrado uma preocupação e seriedade admirável com a iniciativa, comprovada por meio deste evento, que buscou informar os profissionais sobre todas as ações que têm sido tecidas junto ao Unicef, estado, e município, para que o programa possa efetivar suas ações de forma mais significativa”, concluiu Margareth.

Texto: Camila Santana – Ascom/Seduc/PMJ

Fotos: Pedro Ângelo – Ascom/PMJ