Prefeitura de Belém (PA) realiza o II Encontro da Busca Ativa Escolar

Por Luis Miranda / Agência Belém

20.08.2023 | Atualizado: 20.08.2023
Prefeitura  de Belém (PA) realiza o II Encontro da Busca Ativa Escolar

Com o tema "Nenhum aluno, nenhuma aluna fora da escola", o programa "Bora Belém", da Secretaria Municipal de Educação (Semec), da Prefeitura de Belém, realizou na manhã da última sexta-feira, 17, o II Encontro do projeto Busca Ativa Escolar, no auditório Ismael Nery, no Centur. O encontro beneficiou diretores, secretários e operadores do programa da plataforma da busca ativa das escolas municipais.

O objetivo do encontro é atualizar as informações que as escolas levantam sobre a evasão escolar e proporcionar uma troca de experiências entre o público alvo do evento e os representantes das entidades que fazem parte do Comitê Gestor do projeto Busca Ativa Escolar (Semec, Sesma, Condac, Secretaria dos Direitos Humanos e Ministério Público) e o UNICEF.

A plataforma da busca ativa é operada por um funcionário da escola. É por ela que é feito o alerta sobre o estudante que deixou de frequentar a escola, para que a equipe do projeto Busca Ativa Escolar da Semec faça a visita domiciliar.

Como combater a evasão

A mesa inicial do evento (composta pela coordenadora do "Bora Belém", Márcia Carvalho, a representante do Ministério Público, Bethânia Vinagre, e a coordenadora do Unicef no Território Amazônico, Judith Levillée) abriu um debate com público sobre assuntos que envolvem os problemas que causam a evasão do aluno e como combater essa evasão por meio do projeto Busca Ativa Escolar. Desde 2021, esse projeto é aplicado pela Prefeitura, por meio do programa Bora Belém da Semec, na rede municipal de ensino em parceria com o UNICEF.

Durante os três anos de projeto, foram realizadas mais de 300 visitas domiciliares; 40% do total de alunos voltaram para a sala de aula.

Motivação

Para coordenadora do Bora Belém, Márcia Carvalho, a importância do encontro é motivar todos que fazem parte da busca ativa a prosseguirem na luta. "Pra nós, do Bora Belém, é fundamental que as pessoas estejam motivadas, porque esse projeto é de apoio integral e temos, sim, como combater a evasão escolar; através da harmonia e do trabalho coletivo, podemos vencer", disse Márcia.

*Eu creio que é de suma relevância saber que existe uma rede de apoio para as escolas no combate à evasão escolar. São vários problemas diferentes que causam essa evasão? Até onde um diretor ou secretário de escola pode ir pra resolver o problema? Com a rede de apoio ficou bem melhor", falou Socorro Trindade, diretora da escola Parque Amazônia, sobre o apoio que o comitê gestor do Projeto Busca Ativa tem dado no combate à evasão.

Persistir é fundamental

A  coordenadora do Unicef no Território Amazônico, Judith Levillée, citou os números nacionais da Busca Ativa e pediu que os participantes do evento não desistissem da busca de alunos que se afastaram da sala de aula.

"No Brasil, nós temos mais de 21 mil crianças e adolescentes que estavam fora da escola, correndo risco de abandono, e que foram encontradas pela a busca ativa escolar executada bravamente pelos municípios. E eu não queria sair daqui sem encorajar todos vocês: não desistam, porque as crianças e adolescentes de Belém precisam de vocês para acabar a evasão escolar".

Na segunda parte do evento dessa sexta-feira, que começou às 11h, foi feito um treinamento do uso da plataforma da busca ativa e os participantes aproveitaram para tirar dúvidas sobre o programa

*Fonte: Agência Belém
* Texto: Luis Miranda