Monumento à educação brasileira

Por UNICEF Brasil

16.09.2022
Monumento à educação brasileira

No Brasil, 2 milhões de crianças e adolescentes de 11 a 19 anos que ainda não haviam concluído a educação básica estão fora da escola. São meninas e meninos que têm seu direito à educação negado.

Trazendo luz a essa realidade, o UNICEF lança uma ação buscando conscientizar a população brasileira a votar em candidatos que priorizam a pauta da educação.

Tudo começa com o lançamento de um monumento em homenagem à educação em três capitais: Belém, Salvador e São Paulo.

Após três dias, as estátuas dos alunos e alunas somem.

As estátuas que sumiram reaparecem nas ruas em situação de vulnerabilidade. Uma catando latinha, uma vendendo bala no semáforo, outra com um bebê no colo. Representando assim o que acontece todos os dias com estudantes brasileiros.

Contamos com você para mudar essa realidade.

Logo da campanha Vote pela educação

As estátuas

Imagem mostra a estátua de um menino trabalhando. Ao lado o texto: Paulo abandonou a escola para trabalhar e ajudar a família. Como ele, metade dos estudantes de 11 a 19 anos que estão fora da escola no Brasil saiu porque tinha de trabalhar.
Foto mostra a estátua de uma menina com um bebê no colo. Do lado está escrito: Gravidez precoce - Bruna saiu da escola porque engravidou e não teve apoio para voltar a estudar. Todo ano, a gravidez na adolescência e a vulnerabilidade social afastam milhares de meninas do seu direito de aprender.
Foto mostra a estátua de um menino sentado. Ao lado está escrito: Cauê não vai para a escola porque não há escola em sua comunidade. Como ele, crianças e adolescentes indígenas foram, proporcionalmente, os que mais abandonaram a escola no Brasil em 2019.Educação indígena -
Imagem mostra uma estátua de um menino. Do lado está escrito: acessibilidade - Gabriel não vai para a escola porque o acesso é difícil. Crianças e adolescentes com deficiência enfrentam desafios não só para chegar à escola, mas para se manter nela, aprendendo.
Imagem mostra a foto de uma estátua de uma menina e do lado está escrito: Atraso escolar - Luana saiu da escola porque não conseguiu acompanhar as aulas na pandemia. Com as escolas fechadas, e sem acesso à internet, milhões de estudantes não conseguiram se manter aprendendo
Imagem mostra a foto de uma estátua de um menino e do lado está escrito: Racismo - João saiu da escola porque não aguentava mais sofrer racismo. Em 2019, o número de crianças e adolescentes negros que deixaram a escola foi quase três vezes maior do que o de brancos.
Imagem mostra a foto de uma estátua de uma menina sentada e do lado está escrito: Bullying - Maria abandonou a escola porque sofria bullying. Como ela, milhares de crianças e adolescentes sofrem com essa e outras violências na escola, que acabam por afastá-los das salas de aula.