Minas Gerais: Comitê Estadual Intersetorial da BAE realiza primeiro encontro
Grupo tratou sobre os resultados da estratégia no estado e caminhos para otimizar e fortalecer o regime de colaboração
A Secretária Estadual de Educação do Governo de Minas Gerais (SEE/MG) realizou, no início de dezembro de 2025, a primeira reunião gerencial do Comitê Estadual Intersetorial Central de Busca Ativa Escolar. O encontro online reuniu os titulares e suplentes do grupo para tratar, entre outros assuntos, da Política Estadual de Busca Ativa Escolar, instituída pela Resolução SEE/MG 5080/2024; os motivos da infrequência, do abandono e da evasão escolar; os resultados da estratégia em MG; e a otimização e fortalecimento do regime de colaboração e da intersetorialidade.
“Estamos muito felizes com a realização da nossa primeira reunião do Comitê Intersetorial Central de Busca Ativa Escolar. Houve muita receptividade e entusiasmo. A participação foi muito boa”, resumiu Lúcia Helena Bastos, coordenadora do Núcleo de Busca Ativa Escolar da SEE/MG.
O estado aderiu à estratégia Busca Ativa Escolar (BAE) em 2023. Segundo a SEE/MG, enquanto em 2023 e 2024 cerca de 20 mil estudantes deixaram de frequentar a escola – sendo 15 mil apenas em 2023 –, 230 mil crianças e adolescentes retornaram à sala de aula, com o apoio da metodologia da BAE. Só no ano passado, 93 mil meninos e meninas voltaram a frequentar a escola em Minas Gerais. Em 2025, já voltaram a estudar 70 mil estudantes.
Garantir o acesso, o retorno, a permanência na escola e a aprendizagem de crianças e adolescentes são algumas das premissas e desafios do comitê estadual da BAE. O objetivo principal é a proteção integral de meninos e meninas no estado.
Além da SEE/MG, o comitê gestor mineiro da BAE é composto pelas secretarias estaduais de Desenvolvimento Social (SEDESE), de Justiça e Segurança Pública (SEJUSP) e da Saúde (SES); o Conselho Estadual de Educação (CEE); a seccional de Minas Gerais da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime/MG); o Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Defesa da Educação - (CAOEDUC); e a Polícia Militar de Minas Gerais (PM/MG).

Com informações e imagens da SEE/MG.
