João Lisboa/MA: equipe da BAE realiza panfletagem na feira popular
A ação foi organizada pela Semed e Semus e contou com a participação de membros do NUCA; na foto, equipe municipal da BAE realiza palestra no 1º Encontro dos Coordenadores e Gestores Escolares
O Núcleo de Busca Ativa Escolar (NBAE) de João Lisboa/MA realizou uma mobilização na feira popular da cidade. A ação ocorreu na manhã do último sábado, dia 24 de janeiro de 2026, com o objetivo de sensibilizar a comunidade sobre a importância da permanência de crianças e adolescentes na escola e reforçar o compromisso da gestão municipal com a garantia do direito à educação e o enfrentamento da evasão escolar.
As secretarias municipais de Educação (Semed) e da Saúde (Semus) organizaram a mobilização. Durante o evento, as equipes distribuíram material informativo e tiraram dúvidas sobre a matrícula de meninos e meninas e de jovens e adultos. Adolescentes e jovens do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA) também participaram da ação de sensibilização.
Segundo a coordenadora operacional da estratégia Busca Ativa Escolar (BAE) no município, Edineyde Rodrigues, a ação conscientiza as famílias sobre o papel da educação. “Estamos levando a importante mensagem de que a escola transforma vidas e que estudar hoje ajuda a garantir um futuro melhor amanhã”, disse.
O perfil “Fala aí, Zé Rodrigues”, do Instagram, fez a cobertura do evento e apoio a prefeitura na sensibilização da comunidade sobre a matrícula escolar.
Alinhamento e capacitação
Na quarta-feira, dia 21 de janeiro, a equipe do NBAE fez uma apresentação sobre a estratégia no 1º Encontro dos Coordenadores e Gestores Escolares, organizado pela Semed e realizado no auditório da secretaria. A ideia foi preparar os profissionais para lidar com a rotina da Busca Ativa Escolar.
Ainda em janeiro de 2026, os membros do NBAE, que é vinculado à Semed, se reuniu com o secretário municipal de Saúde, Jeremias Campelo, para alinhar as ações municipais da estratégia e identificar as crianças e adolescentes fora da escola, especialmente, meninos e meninas da primeira infância. Além disso, realizaram reuniões com os agentes de saúde, que têm colaborado com o mapeamento e conscientizado a população nas visitas domiciliares.
Com informações da Semed e do perfil “Fala aí, Zé Rodrigues”.
Imagem: Semed
