Experiências de Busca Ativa Escolar no município de Maragogi (Al)

Por Conviva Educação

06.10.2022
Experiências de Busca Ativa Escolar no município de Maragogi (Al)

Para colocar a estratégia Busca Ativa Escolar em prática no município de Maragogi (Al), primeiramente, estudamos todo o material disponibilizado pela estratégia para nos inteirarmos da configuração da plataforma e atribuições de cada participante. Mobilizamos os setores com a apresentação sobre a Busca Ativa Escolar, montamos a equipe,  cadastramos os pares na plataforma e organizamos as reuniões intersetoriais para elaboração do Plano de Ação.

Fazem parte da equipe profissionais da Secretarias de Educação, Saúde e Assitência Social, bem como Creas, Cras, Conselho Tutelar. Todas são atuantes na estratégia, e o trabalho em rede funciona garantindo o direito à educação de crianças e adolescentes que por algum motivo estavam fora da escola ou em risco de evasão.

Também estamos trabalhando para que a sociedade civil conheça e se envolva na estratégia. Atualmente temos uma grande contibuição das comunidades do nosso município, além da Câmara dos Vereadores, Coordenadoria da Juventude, Criança Feliz, Jovens do Nuca, Apae, Conselho Municipal de Educação entre outros.

Por meio da rede social Instagram, onde divulgamos o nosso trabalho, recebemos via mensagens de quem não quer se identificar, denúncias da comunidade sobre crianças ou adolescentes em evasão ou risco de evasão. Os líderes comunitários, bem como os participantes do Conselho Municipal de Educação, Jovens do  Nuca, Coordenadoria da Juventude, e escolinha de futebol, entre outras organizações da sociedade civil, também ajudam na identificação de crianças e adolescentes que estão fora da escola.

Pensando em mobilizar a sociedade, fazemos a divulgação das nossas ações no Instagram, onde divulgamos o nosso trabalho com fotos das visitas domiciliares, do trabalho intersetorial e de reuniões. Também realizamos multirão de matrícula, campanhas de rua, utilizando rádio e carro de som, e usamos a farda como identificação da nossa equipe, além de materiais fornecidos pela estratégia.

Para identificar crianças e adolescentes que estão fora da escola ou que correm risco de abandoná-la, contamos com coordenadores pedagógicos das escolas, cadastrados como supervisores institucionais, que emitem alertas utilizando o censo escolar, buscas por meio de agentes da saúde, Bolsa Família e participação da comunidade que nos avisa sobre os casos de evasão.

Utilizamos a plataforma da Busca Ativa Escolar desde 2019, quando todos já estavam devidamente cadastrados em suas atribuições. A equipe estava formada, os setores mobilizados, as capacitações e orientações dadas e o trabalho de campo iniciado. Com a prática, fomos desenvolvendo o nosso trabalho e fazendo a divulgação na comunidade.

Um dos principais resultados que encontramos em nosso município foi a conquista do Selo UNICEF. Os desafios são muitos e na maioria das vezes envolve toda a equipe intersetorial e a rede de proteção. Com as visitas às famílias, nossa equipe observou muita negligência familiar, situação de vulnerabilidade, depressão em jovens, uso de drogas, trabalho infantil, gravidez na adolescência, e abuso sexual entre outros. Aprendemos com a estratégia que a realidade dessas crianças e adolescentes, em sua grande maioria, é muito difícil e dura, e muitos são os motivos que um dia os deixaram fora da escola ou em risco de abandono.

Texto publicado por Bertha Catharina na plataforma Conviva Educação.