Escolha o e-mail certo para cadastrar na plataforma

Evite problemas de cadastro e acesso, com as dicas que listamos neste conteúdo. Confira!
A escolha do e-mail e a sua correta digitação é um dos elementos mais importantes para que dê certo o cadastro, o acesso e o uso da plataforma da Busca Ativa Escolar (BAE) pelos profissionais dos estados e municípios que atuam na estratégia, e pode evitar imprevistos no dia a dia. Isso porque os e-mails são a principal ferramenta de comunicação utilizada pela plataforma da estratégia, e boa parte das ações dentro dela exige confirmações que são feitas via e-mail.
É recomendado que, no ato do cadastramento dos estados/municípios e das equipes que atuarão na BAE, os e-mails informados sejam de uso recorrente – preferencialmente, institucionais –, com senhas de acesso conhecidas e facilmente atualizadas. Registrar na plataforma aquele e-mail antigo, pouco utilizado rotineiramente, o qual mal lembra a senha de acesso e com a caixa de entrada sempre lotada, só vai gerar dificuldade para receber as comunicações automáticas e se logar e navegar pela plataforma da Busca Ativa Escolar.
A plataforma da estratégia foi programada para disparar, automaticamente, mensagens eletrônicas de confirmação para o e-mail informado no ato do cadastro. Por exemplo, logo que o município preenche o cadastro de adesão/readesão, o sistema envia automaticamente um e-mail para o(a) prefeito(a), a fim de que ele(a) confirme a adesão/readesão à Busca Ativa Escolar. Esta é a primeira mensagem eletrônica, de várias, enviada pela plataforma para os e-mails cadastrados. Se o endereço de e-mail estiver errado, a comunicação entre a plataforma e o usuário ficará comprometida.
No uso diário da plataforma, há ainda a autenticação em dois fatores, adotada no início do ano de 2025 para conferir uma camada extra de segurança aos usuários e aos dados salvos pelos estados e municípios. Na dupla verificação, após realizar o login padrão – quando é inserido usuário (e-mail) e a senha nos campos correspondentes –, a plataforma dispara, automaticamente, um código de autenticação justamente para o email cadastrado. Esse processo é exigido a cada novo login.
Infelizmente, não é incomum que a equipe de suporte da BAE receba pedidos de ajuda exatamente porque o usuário cadastrou um e-mail pouco utilizado ou não se lembra de qual informou ou, até mesmo, a sua senha, e com isso, não consegue acessar o código da dupla verificação, necessário para completar o login na plataforma. É o tipo de situação facilmente evitável, se observados os cuidados abaixo. Confira!
Pontos de atenção
- Prefira cadastrar um e-mail válido e, preferencialmente, institucional (usar o pessoal, somente se essa for a única opção existente), o qual acesse diariamente e conheça a senha;
- Anote ou salve em apps específicos todos os e-mails e senhas de acesso informados no ato do cadastramento do estado/município e das equipes;
- Mantenha a sua caixa de entrada sempre com capacidade de receber novas mensagens eletrônicas;
- Ao digitar o login e a senha, não deve-se dar espaços, porque fazendo isso a plataforma entende como mais um caracter;
- Todo usuário cadastrado na plataforma recebe uma notificação no e-mail cadastrado para aceitar o Termo LGPD e cadastrar uma senha. Só após essa etapa, ele/ela conseguirá fazer login na plataforma;
- Antes de logar na plataforma da BAE, faça o login no e-mail cadastrado para facilitar o acesso ao código de autenticação;
- O código de verificação chega no e-mail do usuário que está cadastrado na plataforma. Deve-se procurar o código em todas as abas do e-mail, inclusive no spam e lixo eletrônico. Ao encontrar, basta copiar e colocar sem precisar dar Enter. Após o uso do código, deve excluir, para não misturar com os códigos que irão chegar nos próximos logins.
Com colaboração da equipe do Suporte.