Divulgada a meta da Busca Ativa Escolar no Selo UNICEF 2025-2028

A meta da BAE no Selo UNICEF 2025-2028 é matricular ou (re)matricular 50% do número absoluto de abandono escolar indicado no Censo Escolar 2024/Inep
A coordenação nacional da estratégia Busca Ativa Escolar (BAE) divulgou, no dia 04 de setembro de 2025, as metas de (re)matrículas dos municípios participantes desta edição. Além disso, foi disponibilizada a Nota técnica sobre o cálculo das metas de (re)matrícula da Busca Ativa Escolar, explicando como a meta foi calculada e os prazos de medição.
Na edição 2025-2028, a meta dos municípios é matricular ou (re)matricular, na primeira medição, um quantitativo de crianças e adolescentes referente a 50% do número absoluto de abandono escolar, reportado pelo município no Censo Escolar 2024/Inep.
Vale ressaltar que a primeira medição vai de 01 de setembro de 2025 até 31 de agosto de 2026; e a segunda medição de 01 de setembro de 2026 até 30 de junho de 2027. Todo o reporte de (re)matrículas realizadas para o alcance da meta será feito exclusivamente pela plataforma da BAE.
A nota técnica está disponível no site da BAE e foi encaminhada por email e grupos de WhatsApp somente para os municípios participantes do Selo UNICEF. Além dela, também foram compartilhados materiais de comunicação para serem usados nas mobilizações e engajamento dos municípios.
Novidades na plataforma da BAE
A meta já consta na plataforma da Busca Ativa Escolar, na aba Painel, do perfil de Coordenador(a) Operacional, somente dos municípios participantes. Pela plataforma, também será possível fazer o monitoramento das ações. Para isso, foi desenvolvido um painel, onde é possível acompanhar a meta, a evolução do seu alcance e a matriz de risco.
O painel disponibiliza, ainda, gráficos para monitoramento acerca do perfil das crianças e adolescentes (re)matrículados, sendo possível identificar a raça/etnia, comunidade (indígenas, quilombolas), migração, deficiência e principais motivos de exclusão escolar relacionados às violências.
Nesta edição do Selo, para apoiar os municípios a dimensionarem a quantidade de meninas e meninos fora da escola, o UNICEF disponibilizou um painel de dados com as informações mais recentes sobre a não frequência escolar, referentes ao Censo Demográfico de 2022, do IBGE.
BAE no Selo UNICEF
A implementação da estratégia Busca Ativa Escolar (BAE) e o alcance das metas de (re)matrículas fazem parte do Resultado Sistêmico 2, da área de Educação, e são obrigatórios para os municípios conquistarem o Selo UNICEF. O objetivo da estratégia é garantir a (re)matrícula de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de abandoná-la.
Desenvolvido há 26 anos, o Selo UNICEF tem como prioridade o fortalecimento das políticas públicas municipais para crianças e adolescentes que vivem em situação de maior desigualdade nas regiões Norte e Nordeste do Brasil. Cerca de 16 milhões de meninas e meninos podem ser beneficiados pela iniciativa, que promove o fortalecimento de políticas públicas de educação; saúde; proteção social; água, saneamento e higiene; equidade étnico-racial; e proteção de crianças e adolescentes contra violências.