Dia D da Busca Ativa Escolar intensifica estratégias para identificar estudantes fora da escola na Bahia

Por Busca Ativa Escolar

26.08.2024
Dia D da Busca Ativa Escolar intensifica estratégias para identificar estudantes fora da escola  na Bahia

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) promoveu, na sexta-feira (16), o Dia D da Busca Ativa Escolar, quando foram intensificadas ações com o intuito de identificar e (re)matricular meninos e meninas que estão fora da escola.

Durante o dia ocorreram diversas atividades nas unidades de ensino, como rodas de conversas, caminhadas e palestras com a participação de estudantes, professores e todos os profissionais que fazem o dia a dia da educação pública na Bahia.

Ao longo do período de matrículas, as escolas da rede estadual foram orientadas a adotar estratégias como ligações telefônicas para os alunos, pais e responsáveis, além do engajamento entre os próprios estudantes como forma de incentivo aos demais colegas a se matricularem para voltar a estudar e concluir os estudos.

Adesões estaduais

A Bahia passou a implementar na rede estadual a  Busca Ativa Escolar em agosto de 2023. Ao todo, 20 estados brasileiros aderiram à estratégia, assumindo assim o compromisso de enfrentar a evasão escolar e garantir o direito à educação de crianças e adolescentes em suas redes estaduais de educação.

As redes estaduais passaram a ter mais autonomia na implementação da estratégia em agosto do ano passado, quando a plataforma Busca Ativa Escolar foi redesenhada e passou a incluir diversas funcionalidades e a permitir que sejam cadastradas as equipes estaduais para executar todas as etapas da metodologia.

Desde 2017, quando foi lançada a Busca Ativa Escolar, 293.379 crianças e adolescentes retomaram os estudos graças à atuação das equipes de 3.572 municípios e dos 20 estados que implementam a estratégia.

Sobre a Busca Ativa Escolar

A Busca Ativa Escolar é uma estratégia composta por uma metodologia social e uma ferramenta tecnológica disponibilizadas gratuitamente para estados e municípios. Ela foi desenvolvida pelo UNICEF, em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e com apoio do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

A intenção é apoiar os governos na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão. Por meio da Busca Ativa Escolar, municípios e estados têm dados concretos que possibilitarão planejar, desenvolver e implementar políticas públicas que contribuam para a garantia de direitos de meninas e meninos.