Cursos abordam gestão do ensino híbrido e flexibilização curricular
Formações gratuitas são voltadas para dirigentes municipais e equipes técnicas de secretarias de educação
O Polo, ambiente de formação do Itaú Social, disponibilizou os cursos Flexibilização Curricular e Gestão da Rede para o Ensino Híbrido, para apoiar dirigentes e equipes técnicas de secretarias de educação na identificação e seleção de aprendizagens prioritárias e no planejamento pedagógico para desenvolvê-las no contexto das atividades remotas e presenciais.
O curso Flexibilização Curricular aborda as ações necessárias à priorização curricular e o papel dos diferentes atores da rede em uma perspectiva sistêmica. Com carga horária de quatro horas, é possível conferir orientações para apoiar a flexibilização curricular, tanto na educação infantil como no ensino fundamental, dando ênfase na continuidade e recuperação de aprendizagens e utilizando referenciais tais como os Mapas de Foco da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e novos instrumentos.
Flexibilização Curricular também será tema de webinário, que ocorrerá no dia 24 de junho, às 17 horas, no canal do YouTube do Itaú Social. O evento contará com a participação de representantes da Undime (União dos Dirigentes Municipais de Educação) e da Comunidade Educativa CEDAC.
O curso Gestão da Rede para o Ensino Híbrido trata temas como planejamento pedagógico considerando as atividades presenciais e remotas, o uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC), a personalização do ensino e o papel ativo dos estudantes, mapeamento das diferentes estratégias de uso e da disponibilidade de tecnologias pelos diversos atores da rede de ensino.
Os novos conteúdos podem ser acessados gratuitamente nos percursos para dirigentes municipais e equipe; dirigentes estaduais e equipe; e arranjos intermunicipais. As formações estão inseridas na área temática Educação na Pandemia, que reúne mais de 40 ações formativas para apoiar os profissionais de educação. Também estão disponíveis em sua biblioteca estudos que tratam sobre os reflexos do ensino remoto na aprendizagem dos estudantes brasileiros e outras centenas de arquivos da área da educação.
Ementas
I. Flexibilização curricular
Razões para investir no planejamento da flexibilização curricular
Aprendizagem no contexto de pandemia: reflexões pertinentes
Planejamento de ensino com foco na continuidade e recuperação de aprendizagens
Diversidade e especificidades como variáveis no planejamento
II. Material de apoio para dirigentes municipais e equipes
III. Instrumentos de apoio para a flexibilização curricular
Flexibilização curricular na educação infantil
Flexibilização curricular no ensino fundamental
Modelo de pauta de formação sobre flexibilização curricular
Acompanhamento de aprendizagem
Tutoriais
IV. Mapas de Foco BNCC
Guia de uso dos Mapas de Foco na rede
Mapas por área de conhecimento
Gestão de Redes para o Ensino Híbrido
I. Gestão da rede municipal para o ensino híbrido
Do que falamos quando tratamos de ensino híbrido?
A educação integral e a BNCC
Quais as diferenças entre as atividades pedagógicas remotas realizadas durante a suspensão das aulas presenciais e depois da reabertura das escolas?
Que fatores podem potencializar o planejamento do Ensino híbrido?
II. Referenciais para um bom planejamento
Planejando o ensino híbrido para Secretarias Municipais de Educação
Material de apoio aos(às) dirigentes municipais de educação e equipes
III. Instrumentos de apoio para o ensino híbrido
Modelo de planejamento de professores para anos iniciais e anos finais
Subsídios para a formação de gestores escolares e professores mediada pelas tecnologias de informação e comunicação
Instrumento de mapeamento do uso e condições de TIC nas escolas
Podcast: O potencial da aprendizagem mediada pelas TICs
Tutoriais
Fonte: Itaú Social
https://bit.ly/3cMGeo2