Contra a evasão escolar, Prefeitura do Rio busca em casa alunos que sumiram do colégio

Por G1

05.08.2021

Em 2021, quase 5,3 mil estudantes não apareceram para estudar na rede municipal. Até agora, 915 foram reconduzidos às unidades de ensino em projeto com parceria do Unicef.

Com a volta às aulas dos alunos da rede municipal do Rio de Janeiro, a Prefeitura do Rio, em parceria com o Unicef, deu início a uma busca ativa para evitar a evasão e o abandono escolar, como mostrou o RJ2 nesta quarta-feira (4).

A ação consiste em ir atrás da criança em casa, contatar o responsável por ela e conscientizar da importância dos estudos.

“Às vezes ela vai, fica um dia, a gente retorna novamente na casa dele, até que ele realmente comece a sentir o gosto de estudar novamente”, conta Gizelle Xavier, uma das agentes do projeto.

Parte dos números da evasão escolar se deve à pandemia, que obrigou os alunos a ficarem em casa, fazendo com que muitos perdessem o vínculo com a escola.

“O número de crianças ou que já estavam fora da escola ou que, nas últimas semanas, não estavam desenvolvendo nenhuma atividade escolar, era o mesmo número de crianças que não frequentavam a escola no ano 2000. Isso o Brasil como um todo. Ou seja, um retrocesso de 20 anos. Isso é muito grave”, disse Luciana Phebo, que coordena o projeto no Rio de Janeiro.

Em 2021, quase 5,3 mil estudantes não apareceram para estudar na rede municipal. Até agora 915 foram reconduzidos às unidades de ensino por causa do projeto.

“Lugar de criança é na escola, e por isso, intensificamos o trabalho de busca ativa. A volta dos alunos às salas de aula neste momento deve mobilizar toda a sociedade”, disse o secretário de Educação do município, Renan Ferreirinha.

“É muito importante estar junto e não achar que é normal que criança e o adolescente podem estar fora da escola. Não é normal, e cada um de nós tem a responsabilidade de fazer com que os estudantes, que a criança, esteja na escola”, reforça Luciana Phebo.

Assita ao vídeo: globoplay.globo.com