Com apoio do UNICEF e parceiros, mais de 6.800 crianças e adolescentes voltaram às escolas em Alagoas

Mais de 6.800 meninas e meninos que estavam fora da escola ou prestes a abandoná-la retornaram às salas de aula no estado de Alagoas nos últimos três anos. O resultado vem de uma iniciativa de enfrentamento à exclusão escolar desenvolvida pelo UNICEF e parceiros a partir da estratégia da Busca Ativa Escolar (BAE). Os desafios e lições aprendidas de alguns municípios alagoanos foram apresentados no “Encontro de Boas Práticas da Busca Ativa Escolar” que aconteceu, no dia 30 de abril de 2025, no Jatiúca Hotel & Resort, em Maceió (AL).
Promovida pelo UNICEF e Undime, a iniciativa contou com o apoio técnico da Asserte, com a parceria estratégica de BRK Ambiental e Fundação Itaú e com o apoio de B3 Social, possibilitando uma implementação que se destacou pelo suporte e monitoramento contínuos junto aos municípios atendidos na Região Metropolitana de Alagoas. Nesse período, as equipes de técnicos e gestores municipais contaram com formações, acompanhamento técnico regular e suporte para fortalecer rotinas e atuações intersetoriais, envolvendo as áreas da educação, saúde, assistência social e proteção.
O objetivo da Busca Ativa Escolar é fortalecer a estratégia de identificação de riscos e a tomada de encaminhamentos necessários no município, compartilhando as responsabilidades entre as áreas, com foco na prevenção do abandono e da exclusão escolar e na garantia do direito à educação. Atualmente, em todo o estado, mais de 24 mil casos de crianças e adolescentes em risco de exclusão escolar estão em andamento. O encontro reuniu representantes das equipes municipais, parceiros e autoridades em um momento de celebração da iniciativa e de troca de experiências para potencializar a estratégia Busca Ativa Escolar.
Municípios como Atalaia, Pilar, Satuba e Rio Largo compartilharam suas experiências, que consideram as particularidades locais e a adoção de medidas como implantação de um comitê gestor, portarias e decretos institucionalizando a Busca Ativa Escolar, entre outras. A programação incluiu também apresentações culturais, exposição fotográfica e espaços de troca entre os profissionais.
Sobre a Busca Ativa Escolar
A Busca Ativa Escolar é uma estratégia que tem o objetivo de apoiar os governos na identificação, no registro, no controle e no acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão. Ela foi desenvolvida pelo UNICEF, em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e com apoio do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). Em Alagoas, todos os 102 municípios aderiram à estratégia em 2025, renovando o compromisso com a garantia do direito à educação no novo ciclo de gestão municipal. Os 13 municípios do projeto de suporte continuado são: Atalaia, Barra de Santo Antônio, Barra de São Miguel, Coqueiro Seco, Maceió, Marechal Deodoro, Messias, Murici, Paripueira, Pilar, Rio Largo, Santa Luzia do Norte e Satuba.
Foto: UNICEF/BRZ/Marina Domar