Busca Ativa Escolar pelo Brasil: saiba o que as equipes municipais estão realizando para garantir o direito à educação de crianças e adolescentes

Nesta semana, você confere ações das equipes municipais de Aracaju (SE), Santana (AP) e São João da Barra (RJ); na foto, técnicos verificadores do município fluminense participam de qualificação
Em São João da Barra (RJ), 70 diretores e técnicos verificadores da BAE em escolas municipais participaram da oficina “Plantando Amor para Colher Conhecimento”, realizada nos dias 26 e 27 de junho de 2025. A capacitação ocorreu no laboratório de informática do campus do Instituto Federal Fluminense (IFF) e os profissionais puderam esclarecer dúvidas e receber orientações sobre o funcionamento da estratégia Busca Ativa Escolar.
“Este programa [a Busca Ativa Escolar] é uma ferramenta de proteção social que visa evitar a evasão e exclusão das crianças e adolescentes em idade escolar. Entendemos como uma ação estratégica de impacto na vida e no futuro desse público, que inserido na escola, tem melhores condições de garantia de direitos e qualidade de vida”, declara o secretário municipal de Educação de São João da Barra, Daniel Damasceno.
A Secretaria da Educação de Aracaju (SEMED) está fortalecendo as ações da estratégia Busca Ativa Escolar (BAE) no município. A equipe municipal da BAE na capital sergipana está monitorando 2.700 alunos(as) que estão com 3 ou mais faltas seguidas, por meio de ligações, visitas domiciliares e conversas com os responsáveis. O principal objetivo é identificar os motivos que levam crianças e adolescentes a faltar às aulas e, a partir disso, definir medidas para evitar o déficit de aprendizagem, uma das consequências da infrequência escolar.
Visitas domiciliares

Equipe da Busca Ativa Escolar em Santana (AP) realizam visitas domiciliares
Já no município de Santana (AP) a coordenação municipal da estratégia deu início às visitas domiciliares, em junho de 2025, a fim de encontrar os estudantes matriculados na Rede Municipal de Ensino mas em situação de infrequência escolar. As visitas estão sendo realizadas após o disparo dos alertas na plataforma da BAE.
Esta é a segunda etapa do processo de busca pelos alunos, que inicia com a criação de alertas na plataforma, após a escola notar que o aluno não está participando assiduamente das aulas. Com o alerta criado no sistema, a equipe de campo entra em ação, para identificar a causa do risco de abandono, como se a criança mudou de escola, cidade, adoeceu ou está em situação de vulnerabilidade social.
A coordenadora operacional da Busca Ativa Escolar em Santana, Solange Silva, detalha a atuação dos profissionais durante as visitas às famílias. “Vamos in loco, resgatar as crianças que estão fora da escola para garantir que elas possam continuar aprendendo e tenham seus direitos a educação preservados. As visitas são importantes, pois fazemos estudos de caso de cada criança. Assim, podemos prestar assistência [adequada] às famílias para que as crianças voltem para a escola”, afirma.
Com informações e Imagens das prefeituras de Aracaju, São João da Barra e Santana.