Busca Ativa Escolar pelo Brasil: ações e eventos por todo o país movimenta a estratégia no mês de setembro

Por Comunicação

16.09.2025 | Atualizado: 16.09.2025
Busca Ativa Escolar pelo Brasil: ações e eventos por todo o país movimenta a estratégia no mês de setembro

Nesta semana, destacamos iniciativas realizadas em quatro municípios: Barrocas (BA), Palmares (PE), Santa Luzia do Paruá (MA) e São José do Egito (PE)

As equipes municipais da Busca Ativa Escolar (BAE) seguem realizando, no mês de setembro de 2025, eventos e ações de conscientização sobre a importância da educação para o desenvolvimento de crianças e adolescentes; e a necessidade da sociedade e da comunidade atuarem juntas no enfrentamento à evasão e exclusão escolar. Além disso, também foram registradas ações de fortalecimento da intersetorialidade da estratégia em âmbito municipal.

O Comitê da Busca Ativa Escolar de Palmares (PE) se reuniu, no dia 10 de setembro de 2025, para analisar os casos de estudantes em condições de maior vulnerabilidade social e risco de evasão escolar; e tratar de visitas domiciliares e análises técnicas realizadas pelas secretarias e instituições que integram a BAE localmente, a fim de dar andamento nos casos registrados. No dia 12 de setembro de 2025, o grupo visitou o Ministério Público para discutir os casos mais delicados e urgentes, solicitando agilidade nas medidas a serem tomadas.

Em Barrocas (BA), o ‘Dia D da Busca Ativa Escolar’ foi realizado no dia 12 de setembro de 2025, na Praça da Matriz. Além de faixas e cartazes fixados na praça, a equipe municipal da estratégia realizou panfletagem e uma caminhada pela região central da cidade. A ação integra a campanha ‘Voltaê!’, coordenada pela equipe estadual da BAE na Bahia, e contou com ampla divulgação nas redes sociais. 



Reunião do Comitê Gestor da BAE em Palmares/PE


Dia D da BAE em Barrocas/BA


Campanha

A Prefeitura Municipal de Santa Luzia do Paruá (MA) lançou, no início do mês,  a campanha ‘Fora da Escola, Não Pode!’, edição 2025-2028. O evento de lançamento foi organizado pela Secretaria Municipal de Educação, sob a Coordenação Municipal da Busca Ativa Escolar, em parceria com as secretarias municipais de Saúde e Assistência Social. O objetivo da campanha é “unir forças Intersetoriais nas causas que vão desde a identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão’, divulgou a prefeitura.

A coordenação operacional de Santa Luzia do Paruá ainda realizou o 1º PLANTÃO BAE, oficina técnica e prática para os/as agentes comunitários, os/as técnicos/as verificadores e os/as supervisores institucionais. O tema do encontro foi ‘Conhecendo os perfis da Busca Ativa Escolar e suas atribuições’.



Lançamento da campanha "Fora da Escola, Não Pode!' 


Oficina técnica com a equipe municipal da BAE em Santa Luzia do Paruá


Dia D 2

Em São José do Egito (PE), a equipe municipal da BAE realizou o ‘Dia D da Busca Ativa Escolar’ na feira livre da cidade, com montagem de tenda para atendimento dos/as cidadãos/ãs e distribuição de panfletos orientando como informar casos de abandono ou risco de evasão escolar. Participaram da ação membros das secretarias municipais de Educação, que fez o levantamento das matrículas; de Assistência Social, responsável pela verificação de situação familiar e acesso a programas sociais; e de Saúde, que levou os agentes comunitários e psicossociais para conversar com a população. O time do Conselho Tutelar realizou orientação legal e apoio a casos críticos, enquanto o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) mobilizaram as famílias em acompanhamento.

"A Busca Ativa Escolar é essencial para garantir que nenhuma criança ou adolescente do nosso município fique fora da escola. A educação é um direito de todos e uma prioridade da nossa gestão”, ressalta a Secretária de Educação de São José do Egito, Acidália de Lourdes Siqueira. “Estamos comprometidos em identificar, acolher e assegurar a matrícula e permanência de cada estudante, porque acreditamos que só através da educação construiremos um futuro melhor para nossas crianças e jovens", reforça.



Equipe municipal da BAE em São José do Egito/PE


Acidália Siqueira distribui panfleto sobre a estratégia