Busca Ativa Escolar no Município de Manaquiri/Am

Por Conviva Educação

06.10.2022
Busca Ativa Escolar no Município de Manaquiri/Am

A Busca Ativa Escolar no município de Manaquiri (AM) ocorre durante todo o ano, na zona rural e zona urbana, com o intuito de identificar os alunos que estão fora da escola. 

Por meio da estratégia, 35 crianças foram identificadas em evasão ou risco de evasão, e foram inseridas no ambiente escolar no início do ano letivo, ou seja, em março. Desde 2018, a Prefeitura de Manaquiri, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), em parceria com o Conselho Tutelar, Conselho Municipal de Direito da Criança e Adolescente (CMDCA) e representantes do Selo UNICEF, lançou a campanha Busca Ativa Escolar. 

A campanha consiste em uma ação com o objetivo de erradicar a evasão escolar de crianças e adolescentes entre 4 e 17 anos – idade escolar obrigatória, e também buscar alunos para a matrícula no maternal (03 anos completos até o dia 31 de março, conforme a ampliação desta faixa etária no município).

As atribuições da estratégia no município são da seguinte forma:

Conselho Tutelar
Acompanhar as buscas ,entrevistar as famílias para entender os motivos da ausência de matrícula ou infrequência e fazer uma análise técnica para garantir a (re)matrícula.

Conselho Municipal de Direito da Criança e Adolescente (CMDCA)
Acompanhar as buscas para informar as famílias sobre a importância da matrícula do aluno e do direito e dever.

Representantes do Selo UNICEF
Acompanhar as buscas para informar as famílias sobre a importância da matrícula do aluno e o acompanhamento da permanência do aluno na escola.

Ainda encontramos alguns obstáculos para o envolvimento da sociedade civil na Busca Ativa Escolar, mas estamos elaborando estratégias de ampliação da rede informando a importância da criança estar inserida no ambiente escolar  e como é de  grande relevância a participação de todos para que possamos desenvolver a educação de qualidade, pois a participação da sociedade civil é fundamental para o processo de democratização da escola. 

Além disso, formalizamos a parceria com a comunicação da Prefeitura Municipal, com intuito de divulgação por meio das redes sociais (FacebookWhatsApp), e os servidores que atuam na comunicação nos acompanham para registrar as ações no decorrer do trajeto.

Para mobilizar a sociedade, realizamos ações, principalmente, por meio das redes sociais. Lançamos os cronogramas da Busca Ativa Escolar nas redes sociais,e divulgamos a campanha em carro de som e na Rádio Manaquiri, por meio de transmissões ao vivo todas as quintas-feiras e sábados. Essas ações têm o objetivo de mostrar a importância da educação e da aprendizagem.

No municipio de Manaquiri (AM) a identificação de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou que correm risco de abandoná-la foi intensificada por meio da SME, que solicitou a frequência dos alunos às escolas para que fosse verificado o quantitativo de estudantes que o responsável não confirmou a matrícula para o ano letivo de 2022.

Com as informações coletadas, a equipe técnica elabora as estratégias de busca fazendo visitas intensivas aos alunos em evasão ou risco de evasão. Posteriormente, esses alertas são inseridos na plataforma Busca Ativa Escolar, para que a equipe possa dar seguimento até finalizar o processo de (re)matrícula.

Em nossa secretaria temos servidores que fazem parte do comitê Selo UNICEF com intuito de viabilizar as ações que favorecem a aprendizagem dos alunos, para que nenhuma criança ou adolescente fique sem estudar. A partir de 2018, a Secretaria de Educação aderiu à Busca Ativa Escolar,  utilizando e ampliando as estratégias e ações para a zona rural por meio dos gestores educacionais.

Ainda encontramos alguns obstáculos em nosso município, pois há uma grande necessidade de formalizarmos parcerias com demais orgãos para a ampliação na rede, além da aproximação com as famílias, fazendo entender quão grande e importante é manter a criança na escola. Mas com a busca que estamos realizando já podemos perceber que as crianças e adolescentes que retornaram à escola têm a possibilidade de estudar e interagir com os demais estudantes.

Texto publicado por Darclei Da Silva Matos na plataforma Conviva Educação.