Araguaína mantém Selo UNICEF e atinge 100% das metas de rematrículas
Com objetivo de garantir o direito e acesso das crianças à educação, a rede municipal de ensino faz parte da Plataforma Busca Ativa Escolar, responsável por fornecer dados e características que possam indicar a evasão escolar.
Araguaína atingiu 100% das metas de rematrículas estipuladas pela plataforma Busca Ativa Escolar (BAE), que tem o objetivo de garantir o direito de acesso das crianças à educação no Brasil e também é uma das formas de medições do Selo Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), conquistado pelo município em 2021.
A BAE estipulou duas medições das metas de rematrículas a serem atingidas: a primeira teve seu prazo encerrado no dia 31 de maio de 2023 e a Secretaria da Educação de Araguaína conseguiu realizar 258 novas rematrículas, alcançando o resultado pretendido. A segunda etapa da meta deve ser concluída até 30 de junho deste ano e 58 novas rematrículas já foram feitas dentro deste novo prazo.
Além disso, nesse mês, em todas as unidades da rede municipal, foi realizada uma programação para o Dia D da Busca Ativa Escolar que envolveu estratégias de apresentações e diálogos com estudantes e a comunidade sobre a importância de permanecer estudando. Segundo dados da Unicef, entre 2018 e 2023, a iniciativa levou mais de 200 mil crianças e adolescentes de volta para a escola no Brasil.
“A Busca Ativa Escolar nos ajuda a medir a frequência e o desenvolvimento dos alunos, permitindo que os professores e toda a rede fiquem com olhar mais atento e acompanhem de perto o aluno e a família, evitando que as nossas crianças tenham atrasos ou abandone os estudos. A educação desempenha um papel que vai além da capacitação técnica, mas reflete na formação humana, capacidade de socialização, inclusão e noções de cidadania e direitos”, informa a secretária da Educação de Araguaína, Elizângela Moura.
Selo Unicef
O índice tem o objetivo de estimular melhores condições de vida e desenvolvimento de cada criança e cada adolescente por meio de políticas públicas. Araguaína recebeu o Selo Unicef em 2021 junto a outros 2022 municípios, distribuídos em 18 estados. A certificação tem duração de quatro anos (2021 a 2024).
Segundo a Unicef, o Selo também é uma iniciativa que, de forma estruturada por meio de metas e um conjunto de ações, possibilita ter resultados concretos que geram impacto na situação do país e vão ajudar a alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Dentre eles estão a Erradicação da Pobreza; Fome Zero e Agricultura Sustentável; Saúde e Bem-estar; Educação de Qualidade; Igualdade de Gênero; Água Potável e Saneamento e entre outros.
Para obter essa certificação, o Município elaborou o Plano de Ação Municipal pelos Direitos de Crianças e Adolescente, atingindo três eixos voltados para a redução de desigualdades e garantia de direitos.
"O município ganha visibilidade enquanto gestão de excelência, pois o Selo Unicef é uma certificação internacional concedida aos municípios da Amazônia Legal e do Semiárido em reconhecimento aos avanços reais e positivos na vida de crianças e adolescentes", explica a Diretora da Educação Infantil de Araguaína, Nádya Reis.
Fonte: Tribuna do Povo
Foto: Divulgação