Alfabetizadora do Pará veste camiseta da iniciativa "Fora da escola, não pode!" em premiação nacional

Elaine Lima representou todos(as) os(as) professores(as) alfabetizadores(as) do Brasil
na cerimônia do Prêmio Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização
na cerimônia do Prêmio Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização
Usando uma camiseta da iniciativa "Fora da escola, não pode!", a professora Elaine Silva Lima, de Moju (PA), representou todos(as) os(as) professores(as) alfabetizadores(as) do Brasil na cerimônia do Prêmio Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização, realizada pelo Governo Federal no dia de 10 de fevereiro, em Brasília. A premiação reconheceu os esforços de 4.187 municípios para assegurar a alfabetização das crianças.
“O convite para representar todos os professores brasileiros foi uma surpresa, e quando pensei em algo representativo logo veio em mente a blusa do UNICEF/Undime, pois a Busca Ativa Escolar é muito importante e está muito presente aqui na nossa prática”, contou a docente paraense para a equipe de Comunicação da Busca Ativa Escolar (BAE).
“A gente sabe o quão necessário e importante é que toda criança esteja na escola, e eu acreditei que a premiação seria um bom momento para que todos nós voltássemos os nossos olhares para essa causa”, pontuou Elaine Silva Lima, que atua há 19 anos na rede municipal.
Ao saber da homenagem realizada pela alfabetizadora no evento, a equipe de Educação do UNICEF Brasil enviou para a educadora em Moju (PA) uma sacola repleta de presentinhos e com uma camiseta novinha da campanha "Fora da escola, não pode!". Na foto abaixo, você confere a professora Elaine e a secretária de Educação de Moju, Sandra Ataíde de Lima, segurando a blusa enviada pela equipe do UNICEF. Assista também ao vídeo!
Elaine Silva (esq.) e Sandra Lima (dir.) seguram a | Sandra Lima segura o Selo de Ouro que o município de Moju (PA) recebeu |
Segundo a secretária de Educação de Moju, que também esteve presente na entrega do Selo, o município é um parceiro de longa data da estratégia Busca Ativa Escolar, realizada pelo UNICEF e Undime. “Aqui, todo início de ano, realizamos o “Batelão da Educação” para incentivar a comunidade a matricular as crianças na escola. Usamos as camisetas e os cartazes disponibilizados pela Busca Ativa Escolar, e inclusive o Batelão (barcaça de madeira ou ferro) que usamos nas ações da estratégia tem uma bandeira do UNICEF”, detalha a dirigente.
Fora da escola, não pode!
No âmbito da Busca Ativa Escolar, foi desenvolvida a campanha "Fora da escola, não pode!", a fim de sensibilizar e mobilizar a sociedade em torno do direito à educação e apoiar medidas para o enfrentamento da exclusão e do abandono escolar. A campanha conta com um cardápio de materiais que, de maneira criativa, podem ser utilizados em diversos contextos e atividades, de acordo com a realidade de cada município e cada Estado. É possível customizar as peças e, com as orientações e dicas elencadas, colocar a campanha na rua! Saiba mais aqui.
Compromisso com a Alfabetização
O Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização é um reconhecimento aos esforços e iniciativas exitosas das secretarias de Educação na formulação e implementação de políticas, programas e estratégias que assegurem o direito à alfabetização das crianças. Entre as cidades premiadas, 2.592 receberam o prêmio na categoria Ouro, 1.062 na categoria Prata e 533 na Bronze.
O município de Moju recebeu o Selo Ouro do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, que contou com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva; o Ministro da Educação, Camilo Santana; e o Governador do Pará, Helder Barbalho.
Lançado em 2023 pelo Ministério da Educação (MEC), o compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA) é realizado em regime de colaboração entre a União e os entes federados. O objetivo é garantir que 100% das crianças brasileiras estejam alfabetizadas ao final do 2º ano do ensino fundamental, conforme previsto na Meta 5 do PNE. O CNCA busca, ainda, garantir a recomposição das aprendizagens, com foco na alfabetização de 100% das crianças matriculadas no 3º, 4º e 5º ano, tendo em vista o impacto da pandemia para esse público.
Sobre a Busca Ativa Escolar
A BAE é uma estratégia desenvolvida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), a qual conta com o apoio estratégicos do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).
Com informações da Agência Gov, MEC e Moju News.
Imagens: Undime e arquivo pessoal