Ações de Busca Ativa Escolar em Rio Negrinho (SC)

Por Conviva Educação

07.10.2022 | Atualizado: 07.10.2022
Ações de Busca Ativa Escolar em Rio Negrinho (SC)

O município de Rio Negrinho (SC) fez a adesão à Busca Ativa Escolar em 2021, e desde então vem promovendo ações para divulgar a estratégia e conscientizar as famílias e responsáveis pelas crianças ou adolescentes que ‘Fora da Escola não pode’.

Aqui em Rio Negrinho, a estratégia funciona com um trabalho intersetorial desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Assistência Social, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Conselho Municipal de Educação, Conselho Tutelar, Secretaria Municipal de Saúde, e escolas particulares e estaduais. Cada pessoa ou grupo tem um papel específico, desde a identificação de uma criança ou adolescente fora da escola, até a tomada das providências necessárias para a (re)matrícula. Estão previstas várias ações para sensibilizar a sociedade, onde cada um dos munícipes pode ser um agente observador e informar às instituições e a nossa equipe quando identificar uma criança e/ou adolescente em evasão ou em risco de evasão.

Com o objetivo de envolver a sociedade civil e a comunidade são realizadas ações de divulgação nas redes sociais, como: vídeos, outdoor e cartazes nos Postos de Saúde, além de orientações para as famílias e comunidade em geral, sobre a Busca Ativa Escolar e a importância de manter cada criança e adolescente na escola, estudando. Fazemos trabalho em parceria com a equipe do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), participamos  de algumas reuniões fazendo orientações sobre a frequência escolar, aulas de reforço, e estratégias de combate à evasão escolar APOIA e Busca Ativa Escolar.

Outro ponto importante é que toda a equipe que faz parte do Conselho da Criança e do Adolescente está sempre integrada nas ações da Busca Ativa escolar.  Mas até o momento, ainda não temos parceria com organizações da sociedade civil na equipe.

São realizadas ações de divulgação nas redes sociais, conforme citadas acima, e ainda produzidas camisetas para os gestores escolares, coordenadores pedagógicos, secretárias(o) educacionais, motoristas e monitores do transporte escolar, e toda equipe da Secretaria Municipal de Educação e da Busca Ativa Escolar. Por meio do uso das camisetas, conseguimos divulgar a estratégia no município. Ainda, as escolas estão realizando campanhas de divulgação com a participação dos alunos, para falar sobre a importância de estar dentro da escola.

O primeiro passo para identificar crianças e adolescentes que estão fora da escola ou que correm risco de abandoná-la é por meio das escolas da Rede Municipal de Ensino. As instituições  identificam os estudantes com números elevados de faltas e fazem o contato com a família. Caso não consigam falar com um responsável, seja via telefone, bilhetes ou WhatsApp, um responsável da escola preenche a planilha específica da Busca Ativa Escolar com os dados dos alunos, e envia para o(a) coordenador(a) operacional da estratégia. O(a) coordenador(a) ou outro membro da equipe vai até a residência da família para averiguar o porquê de o aluno estar com número elevado de faltas, além de fazer todas as orientações cabíveis e tomar as providências para este adolescente retorne à escola.

Se houver a necessidade, são feitos encaminhamentos para outras secretarias da rede como CRAS, Conselho Tutelar, Secretaria da Saúde e Assistência Social. O mesmo fator ocorre quando recebemos denúncia de crianças com idade escolar obrigatória e que ainda não estão matriculadas.

Em nosso município, o coordenador operacional foi o responsável por realizar o cadastro da equipe das secretarias que fazem parte da Busca Ativa Escolar. Ainda utilizamos pouco a plataforma por falta de tempo, pois o pessoal que faz o trabalho de campo são os mesmos que exercem várias funções dentro da Secretaria Municipal de Educação. Devido ao número reduzido de profissionais que fazem parte da equipe em nosso município, a maior dificuldade quando realizamos os registros dos estudantes na plataforma é fazer o acompanhamento durante os doze meses.  Mas realizamos reuniões a cada 30 dias, ou quando há necessidade, para fazer alinhamento com o grupo sobre as atividades da Busca Ativa Escolar que estão ocorrendo.

No primeiro semestre desse ano foram realizadas aproximadamente 120 ações, orientando as famílias sobre a importância de crianças e adolescentes estarem frequentando  a escola, tanto do ponto de vista educacional como social. Neste período, foram feitos vários encaminhamentos para a Secretaria da Saúde e de Assistência Social, reforçando o trabalho intersetorial.  Os desafios são grandes, porém é um trabalho de suma relevância e muito gratificante.

Texto publicado por Sandra Mara Hacke na plataforma Conviva Educação.