Curso Busca Ativa Escolar na Prática

O Busca Ativa Escolar na Prática é um curso autoformativo com o objetivo de apoiar municípios e estados na implementação da estratégia. Ele é dividido em módulos, de acordo com as funções que cada ator possui na Busca Ativa Escolar: gestor(a) público(a); coordenador(a) operacional; supervisor(a) institucional; técnico(a) verificador(a); agente comunitário(a); gestor(a) estadual; coordenador(a) estadual; e supervisor(a) estadual. Então, ao se inscrever, é fundamental  escolher que curso você irá fazer, de acordo com os perfis da BAE. 

Os módulos contam com vídeos, animações, estudos de caso, cards e infográficos, numa linguagem leve e dinâmica, ajudando a aprimorar os conhecimentos sobre a estratégia. Dividido em módulos temáticos com carga horária de 4 horas cada um, o Busca Ativa Escolar na Prática é inteiramente online e disponibiliza certificado de participação para os(as) cursistas que, ao final, realizarem todas as atividades, responderem à avaliação e acertarem 60% das respostas.

O curso é gratuito e está disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem do UNICEF Brasil (AVA), podendo ser realizado por qualquer pessoa que atue ou tenha interesse de atuar na estratégia. Para participar, é necessário criar uma conta no AVA. Com ela, você terá acesso não apenas ao Busca Ativa Escolar na Prática, mas a vários outros cursos oferecidos pelo UNICEF, sobre diversos temas. 


Novos cursos EAD

Busca Ativa Escolar em crises e emergências

Voltado para integrantes das equipes municipais e estaduais da Busca Ativa Escolar, o curso oferece orientações para que, mesmo em cenários de calamidade pública, toda criança e adolescente esteja na escola, protegida e aprendendo.  Apesar de ter iniciado partindo da experiência relacionada à pandemia de covid-19, o curso Busca Ativa Escolar em crises e emergências traz conteúdos que vão muito além do tema. Ele aborda situações como catástrofes naturais, problemas de segurança pública e outros que afetem o dia a dia das populações nos municípios.


Busca Ativa Escolar e rede de proteção

Este percurso foi desenvolvido a partir do guia “Busca Ativa Escolar e o trabalho em rede”, e apresenta o papel de cada um(a) dos(as) profissionais e atores sociais da rede de garantia de direitos e de que forma cada um(a) deles(as) pode contribuir para assegurar o retorno, a permanência e a aprendizagem de meninas e meninos no Brasil, fortalecendo, assim, suas trajetórias escolares.