Vamos Aprender: projeto oferece conteúdos pela televisão, plataforma online e aplicativo a estudantes de todas as etapas da educação básica

Por Undime

17.03.2021

Iniciativa está disponível para adesão por estados e municípios que além de terem acesso aos programas e roteiros, também recebem apoio pedagógico especializado para integração em suas estratégias de ensino

As redes municipais e estaduais de educação do país podem solicitar os materiais gratuitos do projeto Vamos Aprender para 2021 e exibir aulas e vídeos via televisão, plataforma online e aplicativo. O projeto foi desenvolvido pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), com parceria técnica da Fundação Lemann, Fundação Roberto Marinho e CIEB, e apoio de Unesco, Instituto Unibanco, Instituto Natura, Instituto Sonho Grande, Imaginable Futures e Itaú Social.

Gestores de todas as redes públicas do Brasil podem realizar gratuitamente a adesão no site https://vamosaprender.tv.br/. Ao acessar, basta clicar em "Faça parte", preencher os campos solicitados e enviar o formulário. Depois disso, é só aguardar o contato.

Ao efetuarem assinatura do termo de cessão de uso, além de terem acesso aos programas e roteiros, as redes também recebem apoio pedagógico especializado para integração em suas estratégias de ensino remoto, híbrido e presencial.

O Vamos Aprender disponibiliza, gratuitamente, programas educativos para redes públicas de ensino com conteúdo dirigido a estudantes de todas as etapas da educação básica: educação infantil, anos iniciais e finais do ensino fundamental e ensino médio. Em 2021, com o início do ano letivo e a implementação do ensino de forma presencial e não presencial em diversas redes, o Vamos Aprender possibilitará o uso dos materiais em diversos contextos, como, por exemplo, ferramenta para o reforço escolar.

“Essa é uma estratégia extremamente importante para os municípios adotar neste momento em que as aulas presenciais estão suspensas ou em formato híbrido. A televisão tem um potencial enorme e essa é uma das maneiras de se criar momentos para que estudantes tenham uma rotina e continuem sendo estimulados a aprender", comenta Luiz Miguel Martins Garcia, Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci (SP) e presidente da Undime.

Garcia explica ainda que os municípios que já haviam aderido ao Vamos Aprender em 2020, devem refazer a adesão para 2021, em virtude das mudanças de gestão nas secretarias municipais de educação. “Eu faço um convite aos novos gestores e gestoras que assumiram as secretarias, agora em 2021, que conheçam os materiais gratuitos do projeto Vamos Aprender e aos dirigentes que continuam nas secretarias, que façam a adesão do seu município. Os materiais podem ser usados aliados a outras estratégias e, também, no reforço escolar”, completa.

A programação oferecida conta com parceria de várias instituições, como Canal Futura, Khan Academy, MultiRio, entre outras, que disponibilizaram gratuitamente seus materiais pedagógicos. No total, são 320 programas educativos disponíveis, que envolvem desde vídeos interativos, com conteúdo didático e exercícios, até textos e orientações. Todas as áreas de conhecimento são contempladas no conteúdo, voltado para todas as etapas da educação básica.

Canal aberto

A Rede Vida de televisão está fazendo veiculação nacional do Vamos Aprender em 395 cidades em circuito aberto de TV iniciando, no dia 15 de março, a partir do programa número 1. O  Canal Futura também está veiculando a programação do Vamos Aprender e iniciará o programa 1, no dia 29 de março.

Inscreva-se! https://vamosaprender.tv.br/

Dúvidas? vamosaprender@fundacaolemann.org.br

Fonte: Undime (com informações do Vamos Aprender)